Notícias

Notícias


Educação e Informação

16/03/2017

Transmidiação de narrativa é tema de dissertação de mestrado

Professora da FESPSP conclui mestrado e apresenta conclusão sobre sua pesquisa.

A professora Maria Rosa Crespo, da FaBCI, defendeu nesta quarta-feira, 15 de março, sua dissertação de mestrado na Universidade Anhembi Morumbi.
 
Agora Mestre em Comunicação, a docente apresentou o tema: "A transmidiação de narrativa como forma de conversão do conhecimento: um relato de experiência", em que pode concluir que a Transmidiação de Narrativa oferece a oportunidade de trabalhar com poderosas ferramentas de aprendizado como ludicidade, afetividade, envolvimento, mobilização e colaboração e pode ser incorporada aos mais diversos projetos de disseminação do conhecimento, com alta expectativa de resultados positivos.
 
 
Breve resumo da dissertação:
 

Esta investigação tem como objetivo principal avaliar a força do audiovisual como ferramenta de disseminação do conhecimento e da cultura, por meio de uma experimentação envolvendo a ação cultural denominada Transmidiação de narrativa. Acredito que a disseminação produtiva da informação e do conhecimento registrado é uma das questões mais importantes da atualidade, uma vez que vivemos em um mundo conectado, cuja estrutura social é construída em torno de redes de interesses ativadas por tecnologias de comunicação e de informação, processadas digitalmente. Dessa forma, coletar e organizar os diferentes fluxos informacionais para posterior conversão em conhecimento e aplicação prática são tarefas complexas e necessitam de aprendizado. Para construção do referencial teórico, procurei estabelecer um diálogo com as correntes de pensamento que analisam a necessidade premente e contínua de atualização informacional, cultural, técnica e tecnológica exigida pela dinâmica social na atualidade, sublinhando o papel da Comunicação na oferta de informação e conhecimento registrado para construção da ordem social, da produção econômica, da ciência e da cultura. Avaliei e contextualizei a importância exponencial das Tecnologias da Informação e Comunicação nas relações humanas e analisei a questão do uso dos meios para aquisição do conhecimento em ambientes formais e informais relacionados à escolaridade. Da mesma forma, procurei esclarecer o conceito e a prática da Transmidiação de Narrativa no âmbito das teorias de comunicação da atualidade e apresentei um panorama sobre a Ciência da Informação, enquanto disciplina bastante recente, cujos saberes e práticas assumem responsabilidade pela mais ampla ordenação, coleta, recuperação e disseminação da informação e do conhecimento, e está inserida, assim como a Comunicação, no contexto das Ciências Sociais Aplicadas. A sequência da explanação se dá pela apresentação do relato de uma experiência em Transmidiação de Narrativa como modalidade cultural e exercício pedagógico, para alunos de graduação do ensino superior. Em vista dos resultados obtidos foi possível concluir que Transmidiação de Narrativa oferece a oportunidade de trabalhar com poderosas ferramentas de aprendizado como ludicidade, afetividade, envolvimento, mobilização e colaboração e pode ser incorporada aos mais diversos projetos de disseminação do conhecimento, com alta expectativa de resultados positivos.

Na foto: Prof. Dr. Vicente Gosciola (Anhembi Morumbi), Profa.Dra. Maria Ignês Carlos Magno - orientadora (Anhembi Morumbi), Profa. Maria Rosa Crespo e Profa. Dra. Valéria Valls (FESPSP).
 

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!