Notícias

Notícias


Semana de Biblioteconomia

13/03/2018

Terça-feira começa com palestra sobre a promoção de ações culturais em Bibliotecas

Semana de Biblioteconomia 2018 acontece entre os dias 12 e 16/03.

Biblioteca também é local para ações culturais!! A bibliotecária Dolores Biruel conversou com a comunidade FESPSP sobre "Ação cultural em bibliotecas: um olhar sobre a prática", mediação da professora Tania Callegaro, na primeira palestra desta terça-feira, 13/03, da Semana de Biblioteconomia 2018. Confira a programação completa e venha participar!

 

Dolores contou um pouco sobre sua vontade, já na graduação, em desenvolver projetos voltados à ação cultural em bibliotecas. Em sua trajetória profissional, passou por alguns lugares onde não teve espaço para atuar dessa maneira, até que surgiu a oportunidade de trabalhar no Centro Cultural da Juventude. Mesmo sem recursos financeiros e equipamentos, Dolores percebeu uma oportunidade de começar suas atividades ao olhar para o seu público. Alguns jovens iam aos fins de semana estudar para o vestibular, e a bibliotecária os questionou sobre como poderia ajudá-los. A partir dali surgiu o que se tornaria o programa “A hora e a vez do vestibular”, em que professores (no começo, voluntários) ensinavam e discutiam sobre os livros que caíam nas principais provas, além de ensinar redação aos jovens.

 

A partir dessa experiência, conversando com os usuários, Dolores pôde criar outros projetos culturais, sempre contando com o apoio de parceiros e amigos. “Não tem como criar uma programação sem você observar quem é seu público. A biblioteca pode ser um espaço de produção de conhecimento também”, definiu. Um dos projetos que surgiu dessas iniciativas foi o Café Cultural, em que pessoas de fora vinham conversar com a comunidade da biblioteca sobre cultura e dividir conhecimentos. Outra ideia interessante foi o CCJ Visita, em que eram feitas excursões para locais temáticos, como o Memorial da América Latina (durante o Mês da Cultura Latino-americana) e a USP (para discutir a questão do acesso à universidade pública).

 

Foi neste momento que a Biblioteca do CCJ conseguiu verba para realizar sua programação. “Só conseguimos verba depois que fizemos. Então você cria a oportunidade, não espera ela acontecer”, conta. As atividades se tornaram referência na Zona Norte de São Paulo e a comunidade abraçou a iniciativa. Com essa realização, Dolores sentiu que sua passagem pela CCJ estava concluída e buscou novos desafios, implementando cinco bibliotecas em Fábricas de Cultura (programa do governo do Estado).

 

Começou do zero novamente. Mas considera uma experiência importante, pois, diferente do CCJ, desta vez ela precisou selecionar um acervo sem conhecer seu público, mas fez questão que fosse um espaço colorido, porque o restante do ambiente da Fábrica era todo branco e cinza.


Aquele era um espaço que exigia um olhar multidisciplinar, então, em sua equipe, tinha estudantes de diversas áreas do saber, muitos deles que haviam participado de projetos no CCJ e agora trabalhavam com Dolores na Fábrica. “Diferente do CCJ, eu estava testando. Pensei em uma programação para crianças que muitas vezes passavam o dia lá, pois seus pais precisavam trabalhar. Era quase como uma creche e jamais eu iria recusá-los”, explica, acrescentando que, em suas atividades, primava pela interação de crianças de todas as idades, inclusive adolescentes e até mesmo adultos. “Nosso lema era: tudo é possível na Biblioteca. Mesmo com pouco recurso, a questão era usar a criatividade e o que tivéssemos lá”.

 





Veja Mais

  • Diretor da LSE faz visita à FESPSP

    A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) recebe o cientista social Craig Calhoun, Diretor da London School of Economics and Political Science, no dia 1º. de agosto. Desde que a FESPSP firmou um...

  • I Seminário de Pesquisa

    O objetivo do evento é a apresentação e discussão de trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e outros trabalhos realizados por alunos de graduação e pós-graduação da FESPSP e de outras...

  • Artigo faz reflexão sobre os conceitos de estado de natureza e de infância

    O artigo integra o dossiê EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA da revista História e Cultura do programa de pós-graduação em História da Unesp. “O...

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!