Notícias

Notícias


MBA PPP e Concessões

12/04/2018

Seminário discute o futuro do financiamento da infraestrutura no Brasil

Cenário eleitoral e desafios da governança e participação também estiveram em pauta durante o Seminário realizado pelo MBA PPP e Concessões

O Seminário MBA PPP e Concessões discutiu os Novos cenários para o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil, no último dia 6 de abril. Com a presença de estudantes da primeira e da segunda turma do curso, além de docentes e especialistas convidados. Em meio ao cenário político e econômico atual, as palestras abordaram os principais prognósticos para o mercado de PPPs e discutiram o futuro dos financiamentos em infraestrutura no Brasil.

 

Na data anterior, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva teve seu pedido de prisão decretado pela Operação Lava-Jato, fato que também pautou as conversas do Seminário, o resultado das eleições deste ano impactará diretamente na economia do país. Para o cientista político, Ricardo Sennes, existe no Brasil uma dificuldade no conflito entre o passado e o novo, em todas as instituições, inclusive na política. “Esse é um país que está no meio do seu processo de desenvolvimento, e não podemos cair no risco da polarização simplista”, explicou Sennes, referindo-se às possibilidades de negócios em PPPs e Concessões.

 

“Estamos em um período de recuperação da Economia, do que perdemos nos últimso três anos. A previsão é que o Brasil cresça algo em torno de 2,8% neste ano. Em 2019, a previsão está em 3%, podendo variar dependendo do próximo governo”, lembrou, acrescentando que as concessões na área da infraestrutura estão crescendo também.

 

Coordenador acadêmico do MBA PPP e Concessões e docente dos cursos de graduação e pós-graduação da FESPSP, o cientista político Prof. Dr. Moisés Marques, enfatizou o cenário de possibilidades incertas das eleições neste ano, com pré-candidatos divididos mesmo dentro da base do governo, porém, o cenário econômico é positivo. “Estamos vivendo um bom tempo para a economia, temos a nova lei das estatais, e não discutimos isso. O Temer chegou ao poder para tentar pacificar, não conseguiu. Teremos um cenário de ódio ainda até 2020, e o próximo presidente também não conseguirá fazer essa pacificação na população. Evidentemente existem muitas feridas abertas. Mas provavelmente saíremos desta em um cenário de desenvolvimento econômico, importante para a infraestrutura”, declarou, acrescentando que a missão do próximo presidente será a de abrir o diálogo com quem perder, olhar para a dívida pública do Brasil e para a judicialização da política.

 

Déficits

Presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, conversou com os presentes sobre os déficit social e nas áreas voltadas à economia que o Brasil tem. “O déficit da mobilidade urbana, por exemplo, faz com que ¼ da produção se perca no meio do caminho. Somos um país produtivo, mas não competitivo. A infraestrutura é um grande bônus, apesar de ser deficitária, porque é a alternativa mais rápida de gerar milhões de empregos”, explicou Trabuco, acrescentando que este é um ponto vital para a recuperação econômica, mas existe a necessidade da taxa de retorno: “quando demora no tempo de entrega, não existe economia, produtividade, o que tem é deseconomia”.

 

Também participaram das mesas o professor e coordenador de projetos da FESPSP, Rafael Castilho; o diretor gerente do Banco Bradesco BBI, Leandro de Miranda Araujo; o vice-presidente do Conselho Superior e coordenador do Núcleo Brasil de Estudos Estratégicos da FESPSP, Pedro Luiz Guerra; o sócio-diretor de Governo e Regulação da KPMG e coordenador do Projeto Infra2038, Diogo Mac Cord de Faria; e o diretor de Programas da LSE Enterprise e Coordenador Geral do MBA PPP e Concessões, Carlos Alexandre Nascimento.

 

Após as palestras, os alunos da primeira e da segunda turma participaram de atividades exclusivas em sessões temáticas que tratavam dos temas: “Financiabilidade de projetos de PPPs e Concessões”, “Saneamento e resíduos sólidos”, “Gestão de contratos de PPPs e o uso de verificador independente” e “O instituto da PMI e outras formas de viabilização de projetos de concessões e PPPs”.

 

Saiba mais sobre o curso de MBA em PPP e Concessões. Acesse: http://www.fespsp.org.br/mbappp

 





Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!