Notícias

Notícias


Prêmio Laura Russo

29/11/2017

Premiação de TCC é resultado da dedicação do aluno e do projeto pedagógico da FESPSP

A premiação de Mariana Araújo Gomes é mais uma prova da qualidade dos alunos e do projeto pedagógico do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, que no último Enade teve nota 4.

 
O tema do XII Prêmio Biblioteconomia Paulista “Laura Russo” foi “O legado do profissional bibliotecário: contribuição para a sociedade do conhecimento”. A cerimônia de entrega foi no último dia 28 de novembro, e o Trabalho de Conclusão de Curso que Mariana desenvolveu “As Bibliotecas Públicas de São Paulo e a sua relação com o público da Terceira Idade”, repensando seu papel a partir dos princípios universais decretados pela IFLA/UNESCO e, da função cultural da biblioteca pública, foi escolhido o melhor do ano. Para este estudo foram escolhidas as bibliotecas Viriato Côrrea e Álvaro Guerra, ambas do Sistema Municipal de Bibliotecas. A orientação foi da Profa. Dra. Tania Callegaro, e na mesa teve a participação das professoras Evanda Aparecida Verri Paulino e Maria Rosa Crespo.
 
Um pouco emocionada no momento da entrega do prêmio, realizado por Ana Cláudia Martins, vice-Presidente do CRB-8, Mariana expressou sua gratidão à todos que apoiaram ao longo do curso e do desenvolvimento do seu trabalho. "Estou orgulhosa de estar representando a minha instituição, a FESPSP, agradeço aos meus professores, amigos, familiares e a todos que me deram incentivo e apoio. Todo esforço e dedicação valeu a pena".
 
As instituições de ensino de Biblioteconomia também foram homenageadas, o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP foi uma delas. A Profa. Dra. Valéria Valls, Diretora da FaBCI e Coordenadora do curso, em sua fala agradeceu a menção honrosa e lembrou que a FESPSP é uma das mais antigas instituições de ensino criada em 1940. "Ela completará 77 anos sem interrupções, formou até agora 4653 alunos entre eles em 1942, Laura Russo, então é com muito orgulho que recebo esta premiação da Patronese da Biblioteconomia. Além disso, formou também bibliotecários que criaram outros cursos de biblioteconomia, o curso da Puc-CAMPINAS, criado por Ernesto Manoel Zink, da Turma 1943, o curso da UFSCar com Alfredo Américo Hamar, da Turma 1952, e o curso da ECA-USP, fundado por Maria Luiza Monteiro da Cunha, da Turma 1940, então estendo essa menção honrosa a todas as pessoas que passaram pela FESPSP e que continuam acreditando na Biblioteconomia".
 
Também foi premiada na categoria Mestrado a professora Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli, docente do curso de graduação e pós-graduação da FaBCI com a dissertação, feita na Eca/USP, “Representação da informação em acervos culturais: reflexões em torno do diálogo museológico, arquivístico e biblioteconômico”.
 
Foram ainda três menções honrosas: Adriana Cybele Ferrari, Marcia Rosetto e Maria Edith Giusti Serra. Neste ano foi concedida pela primeira vez a premiação para Empresa Amiga da Biblioteca ao Serviço Social da Indústria (SESI).





Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!