Notícias

Notícias


Roda de Conversa

11/10/2017

Os desafios e as lutas dos povos indígenas pelo direito à cidadania e à terra

Como desdobramento da exposição Origens - Nativos foi realizada o debate Roda de Conversa no dia 10 de outubro para discutir os desafios e as lutas dos povos índigenas.

O evento Roda de Conversa, organizado e mediado pela Profa. Dra. Tania Callegaro, docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, foi realizado no dia 10 de outubro, no auditório da FESPSP, e contou com a participação do sociólogo e escritor de livros paradidáticos, Histórias da resistência indígena. 500 anos de luta (2017), Benedito Antônio Genofre Prezia; do sociólogo e co-organizador do livro "A Criação do Mundo e Outras Belas Histórias Indígenas, professor Emerson de Oliveira Souza (Emerson Guarani); e do militante da defesa dos direitos humanos, assessor da Comissão de Direitos Humanos da 116ª Subsessão da OAB - Jabaquara, Sassá Tupinambá.
 
A professora Tania abriu o evento reafirmando o papel da FESPSP como instituição que procura não só mostrar a cultura e apresentar o belo, mas localizá-lo no contexto político-histórico. "Trouxemos a exposição e agora trouxemos pessoas que vão apresentar os problemas para que possamos debater e refletir sobre essas questões atuais, este é nosso papel, este é nosso diferencial".
 
Para Emerson Guarani o maior problema dos povos indígenas é o seu extermínio, tanto física como culturalmente. No mês passado um grupo indígena isolado na Amazônia, por exemplo, foi assassinado. "A maior parte dos estudantes acha que os índios tem uma cara só, existem mais de 300 etnias e mais de 200 línguas, e quando um índio chega na cidade tentam colocar outra identidade nele".
 
Sassá Tupinambá acusa o Estado de participar do genocídio dos povos indígenas, para ele objetivos como transformar a população indígena em mão de obra de reserva ou barata não são ações de um passado histórico longinquo, na ampliação do Aeroporto de Guarulhos, encontraram cinco índios tralhando nas obras em regime de escravidão. "Para n´so não nos interessa que terceiros se preocupem com a minha cultura, o que é importante é que garantam a preservação do meu ser, o que é importante é que os não indígenas pressionem o Estado brasileiro por uma política de demarcação de terras que ampliem o território de acordo com o censo".
 
Benedito Prezia, o último dos convidados, começou a sua fala afirmando ser um bom lugar para debater o tema, lembrando que a FESPSP foi pioneira nas Ciências Sociais e citou intelectuais como o sociólog Florestan Fernandes (ex-aluno) e o antropólogo Herbert Baldus (professor etnólogo).
 
Ele, que se diz mais militante indianista do que doutor em antropologia, lamenta que a nossa formação histórica e consciência estejam tão deformadas. "A elite paulista homenageia traficantes de pessoas, vejam as principais estradas paulista, dão nomes aos pessoas que caçavam, escravizavam e matavam povos indígenas, até mesmo a sede do governo estadual se chama Palácio dos Bandeirantes..."
 
Oficina de Cerâmica
 
No dia 11 de novembro também acontecerá uma Oficina de Cerâmica gratuita, em dois horários: 10h às 12h ou 14h às 16h. As inscrições para a oficina poderão ser realizadas entre os dias 17 de outubro e 1° de novembro. Aguarde mais informações.
 
Serviço
 
Exposição Origens – Nativos
Local: Campus FESPSP (Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo/SP)
Data: 2 de outubro a 11 de novembro de 2017, às 19h
 
Oficina de Cerâmica (gratuita): 11/11 - Vagas limitadas, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 17/10 e 01/11.
Horário das oficinas: 10h às 12h ou 14h às 16h. 
Expositor: Grupo Ubuntu (UBUNTU)
Realização: FESPSP, UBUNTU, Fundacc (FUNDACC), MACC e Secretaria de Turismo da Prefeitura de Caraguatatuba.
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!