Notícias

Notícias


Lançamento de Livro

23/08/2016

Obra que analisa afastamento de Dilma será lançado na FESPSP

A Cátedra Celso Furtado da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) convidou o sociólogo Jessé Souza para lançar, no dia 26 de agosto, o livro A radiografia do Golpe: entenda como e por que você foi enganado, obra que explic

A radiografia do golpe, do sociólogo Jessé Souza, é um dos primeiros e contundentes livros de análise do processo após o afastamento da presidente Dilma Rousseff. No calor do momento em que o Senado decide em definitivo sobre o impeachment, o livro descreve e analisa não só o dia a dia do processo que levou à derrubada da presidente Dilma Rousseff e seu governo democraticamente eleito, como esclarece as pré-condições do golpe deflagrado em 2016.
 
Para Jessé, o objetivo é permitir ao leitor entender como e por que foi enganado, e o que o afastamento da presidenta em maio deste ano significou. “Foi o ápice de um cerco sem precedentes na história recente do país. Foi um ataque jurídico, político e midiático contra a hegemonia política e ideológica iniciada no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. O objetivo real, segundo o autor, nada teve de novo em relação a todos os outros golpes de Estado praticados no passado nacional. “A motivação foi a mesma, a de atender a interesses financeiros e políticos da pequena elite do dinheiro”.
 
Na explicação do sociólogo, o núcleo de toda a fraude da elite do dinheiro, que faz os outros de tolos, é o tema da corrupção seletiva. A história do Brasil tem visto uma sequência de golpes de Estado que usaram a corrupção como mote. “A razão é simples, ela se presta sem esforço a ser tomada arbitrariamente como arma seletiva contra o inimigo político de ocasião. Foi a partir dessa combinação pouco perceptível para a maioria da população que se montou o golpe de 2016”, escreve Jessé Souza.
 
A construção da corrupção como direito contra o inimigo, a classe média, as manifestações de junho de 2013, o racismo de classe, a Operação Lava Jato, a grande imprensa e os riscos e oportunidades para a democracia são alguns dos temas explorados no livro.
 
Numa obra voltada para o grande público, sem termos técnicos e maneirismos costumeiramente usados para afastar o público não-especializado, Jessé Souza analisa o discurso moralista de ocasião, a demonização do Estado e das políticas sociais e os reais interesses corporativos e mesquinhos por trás da fraude, sempre encobertos e nunca admitidos. O autor, no entanto, evita a fulanização do debate para analisar a derrubada, conduzida por um pretexto, segundo ele, ridículo e descabido.
 
História e atualidade, bem como críticas à esquerda e à direita, caminham juntas em A radiografia do golpe, um instrumento para compreender não só o Brasil de hoje como a forma e o peso da repetição e do atraso que envenenaram os esforços de desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
 
CÁTEDRA CELSO FURTADO
 
Em fevereiro de 2005, o Conselho Superior da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) instituiu a Cátedra Celso Furtado como núcleo de reflexão e análise dos fenômenos econômicos-sociais contemporâneos, em especial brasileiros. O patrono, o profefssor Celso Furtado, foi escolhido por sua inquestionável reputação acadêmica e pelo intenso trabalho de análise e propostas para o desenvolvimento do Brasil. A Cátedra Celso Furtado é mais um esforço da FESPSP com o objetivo de reforçar seu pioneirismo na investigação da nossa dinâmica social.
 
Serviço
 
Lançamento do livro: A radiografia do Golpe: entenda como e por que você foi enganado
Organização: Cátedra Celso Furtado
Data: 26 de agosto de 2016
Horário: 19hs
Local: Auditório do Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo - SP
Editora: LeYa
Preço do exemplar: R$ 30,00
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 144
 
 
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!