Notícias

Notícias


#FESPSP85anos

23/05/2018

O nascimento da Sociologia brasileira é tema das comemorações de 85 anos da FESPSP

Primeira faculdade de Sociologia e uma das primeiras em Biblioteconomia, Fundação recebeu o sociólogo francês Christophe Brochier para o lançamento do livro “O nascimento da Sociologia no Brasil”, pela Editora Sociologia e Política.

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) recebeu na manhã de terça-feira, 22 de maio de 2018, o sociólogo francês Christophe Brochier para o lançamento do seu livro O nascimento da Sociologia no Brasil, pela Editora Sociologia e Política. O evento faz parte das comemorações dos 85 anos da FESPSP, mantenedora da primeira faculdade de Ciências Sociais do País e uma das primeiras Instituições de Ensino a possuir um bacharelado em Biblioteconomia. Desde 2003, mantém também a Faculdade de Administração que forma gestores preocupados com as questões sociais.

“É uma imensa alegria comemorar os 85 anos da FESPSP e receber o Christophe para falar do seu livro e da participação da FESPSP na história da sociologia brasileira”, explicou a Profa. Dra. Carla Diéguez, diretora acadêmica da Escola de Sociologia e Política (ESP-FESPSP). Na FESPSP foram realizados os primeiros estudos sobre padrão de vida com ênfase em pesquisas de sociologia aplicada no país. A Escola de Sociologia e Política formou entre seus alunos nomes como Florestan Fernandes, Virginia Leone Bicudo, Oracy Nogueira, Darcy Ribeiro e Sérgio Buarque de Holanda.

O livro apresenta a tradução da pesquisa publicada originalmente em francês sobre o desenvolvimento das ciências sociais nos anos 1920 e 1930, no Brasil. Nele, Brochier recupera as várias pesquisas realizadas na Escola de Sociologia e Política, em São Paulo. “Eu queria entender a metodologia da sociologia no Brasil e acabei conhecendo Donald Pierson e a Escola Livre de Sociologia e Política, achei fascinante”, declarou Brochier na abertura do evento, acrescentando que percebeu mais tarde que o objetivo dos fundadores da FESPSP era construir conhecimento prático que ajudasse a cidade a crescer.

Para o presidente do Conselho da FESPSP, Angelo Del Vecchio, o nascimento da sociologia está intrinsecamente ligado a este objetivo. “A sociologia nasce de uma condição prática dos ambientalistas ingleses que são anteriores ao Auguste Comte e faziam pesquisa do padrão de vida dos operários”, relembrou.

Como parte da festa de aniversário, alunos, ex-alunos, professores, diretores, conselheiros, comunidade acadêmica e convidados participaram de um café da manhã de confraternização, antes da palestra com Brochier (fotos no final do texto). Em comemoração ao aniversário, a Fundação promove ao longo do ano várias atividades de ensino, pesquisa e extensão, saiba mais em: www.fespsp.org.br

Christophe Brochier atua na Universidade Paris VIII Vincennes – Saint-Denis, desde 1999. Seus trabalhos tratam essencialmente da sociologia do trabalho e classes populares no Brasil e história intelectual brasileira. Participa ainda como pesquisador do Institut des Hautes Etudes de l´Amerique Latine (IHEAL) e Centre de recherche et de documentation sur les Ameriques (CREDAL).

Rodrigo Carani
Agência FESPSP

 





Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!