Notícias

Notícias


Exposição

10/10/2017

Mostra Origens foi inaugurada na FESPSP

A exposição Projeto Origens, do Grupo UBUNTU, foi aberta na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), iniciando as atividades de valorização da cultura e em defesa das questões indígenas e vai até o dia 11 de novembro pró

São ao todo 57 peças, entre cópias de originais e de criação, todo acervo faz parte de uma pesquisa do fazer cerâmico de povos extinto tapajônicos e marajoaras ou de povos que deixaram de produzir peças cerâmicas. A Profa. Dra. Tania Callegaro, organizadora e da exposição, abriu falando da importância, não só estética e histórica da mostra, mas educacional e política, principalmente no momento que estamos vivendo, onde os povos indígenas e seus direitos, em vez de reconhecidos e protegidos, continuam ser desrespeitados. "Vejam recentemente o que está acontecendo na Aldeia Jaraguá, Zona Norte de São Paulo, onde foi revogada a conceção de terras do povo Guarani".
 
A Profa. Dra. Eliana Asche, curadora de atividades de Extensão da FESPSP, destaca que o Espaço FESPSP, serve exatamente para isso, é um local para eventos, mostras, exposições e outras atividades culturais, políticas e acadêmicas que possibilitem debates e relfexões democráticas e livres. "Queremos ser um ponto de cultura para a cidade de São Paulo, sempre teremos alguma exposição, mostra, ciclo de debate ou performace, o nosso diferencial é que todas as atividades possibilitem ao visitante questonamentos e relfexões sobre o tema que procuramos expor, mostrar e debater".
 
Estiveram presentes a abertura da exposição, a Profa. Dra. Valéria Valls, Diretora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, e alguns dos artistas responsáveis pelas obras do grupo Ubuntu, como Carlo Cury, Claudia Canova Passos e Lucy Lucas da Silva Chiata, além da representa da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, a professora, Soraia de Cássia dos Reis Lima, Coordenadora Pedagógica, e uma delegação de mais 15 professoras que participam do profejto Índios do Brasil do Programa Professor Alfabetizador.
 
Roda de Conversa
 
Também acontecerá uma Roda de Conversa no dia 10 de outubro, a partir das 19h, no auditório da FESPSP, com a participação do sociólogo e escritor de livros paradidáticos, entre eles Histórias da resistência indígena. 500 anos de luta (2017), Benedito Antônio Genofre Prezia; do sociólogo e co-organizador do livro "A Criação do Mundo e Outras Belas Histórias Indígenas, Prof. Emerson de Oliveira Souza - Emerson Guarani; e do militante da defesa dos direitos humanos, assessor da Comissão de Direitos Humanos da 116ª Subsessão da OAB - Jabaquara, Sassá Tupinambá. Participantes externos receberão certificado.
 
Oficina de Cerâmica
 
No dia 11 de novembro também acontecerá uma Oficina de Cerâmica gratuita, em dois horários: 10h às 12h ou 14h às 16h. As inscrições para a oficina poderão ser realizadas entre os dias 17 de outubro e 1° de novembro. Aguarde mais informações.
 
Serviço
 
Exposição Origens – Nativos
Local: Campus FESPSP (Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo/SP)
Data: 2 de outubro a 11 de novembro de 2017, às 19h
 
Roda de Conversa: 10/10 - 19h (auditório).
 
Oficina de Cerâmica (gratuita): 11/11 - Vagas limitadas, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 17/10 e 01/11. Horário das oficinas: 10h às 12h ou 14h às 16h. 
Expositor: Grupo Ubuntu (UBUNTU)
Realização: FESPSP, UBUNTU, Fundacc (FUNDACC), MACC e Secretaria de Turismo da Prefeitura de Caraguatatuba.
 
Roda de Conversa - O trabalho com a Cultura e Informação e seus desafios junto às lutas dos povos indígenas e minorias.  
 
Organização e mediação: Profa. Dra. Tania Callegaro . FaBCI - FESPSP 
 
Participação: 
• BENEDITO ANTÔNIO GENOFRE PREZIA
Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP (2008), com a tese Os Tupi de Piratininga, acolhida, resistência e colaboração. Um dos fundadores do Programa Pindoramapara indígenas na PUC-SP e autor de livros paradidáticos sobre a temática indígena, como Terra à vista, descobrimento ou invasão (Moderna, 3ª. ed. e 30a reimpr., 2015), Marçal Guarani, a voz que não pode ser esquecida (Expressão Popular, 2ª reimpr., 2009) e História da resistência indígena. 500 anos de luta (Expressão Popular, 2017). É atual coordenador do Programa Pindorama (PUC-SP), professor visitante das Faculdades Integradas Claretianas (São Paulo) e colaborador do jornal indigenista Porantim (Brasília).
 
• PROF. EMERSON DE OLIVEIRA SOUZA - EMERSON GUARANI*
*Guarani, com formação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), membro do Programa Pindorama da PUC-SP, Professor efetivo de Sociologia na Rede Estadual de Educação de São Paulo e co-organizador do livro A Criação do Mundo e Outras Belas Histórias Indígenas.
CV: http://lattes.cnpq.br/8158675657533519
website: www.emersoneos.blogspot.com
Livro:https://www.saraiva.com.br/a-criacao-do-mundo-e-outras-belas-historias-indigenas-3698799.html
 
• SASSÁ TUPINAMBÁ
Militante da defesa dos direitos humanos, militante do Tribunal Popular, Assessor da Comissão de Direitos Humanos da 116ª Subsessão da OAB – Jabaquara, membro da CAPISP.
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!