Notícias

Notícias


Livros

07/06/2014

Maria das Almas no Brasil colônia é Antígona em releitura de clássico de Sófocles

O professor Rodrigo Estramanho de Almeida, pesquisador e docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), lança obra ficcional que faz a releitura de drama clássico ambientado no Brasil colonial.

O professor Rodrigo Estramanho de Almeida, pesquisador e docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), lança obra ficcional, MARIA DAS ALMAS, que faz a releitura da peça Antígona, drama clássico de Sófocles, ambientado no Brasil colônia.

O sociólogo e pesquisador Rodrigo Estramanho de Almeida, autor de A realidade da Ficcção (2013), baseada em sua dissertação de mestrado, já havia enveredado pelo universo ficcional com o livro infantil Aprendendo sobre as diferenças (2005), retoma sua verve literária elaborando o drama Maria das Almas, uma adaptação livre da peça Antígona de Sófocles.

A realidade na ficção são temas das reflexões e estudos acadêmicos deste intelectual. Sociólogo interessado no Brasil encontra na literatura um espaço para traduzir suas análises sobre questões sociais e políticas neste drama que, segundo o autor, reconta os dilemas humanos em todos os tempos, cheios de amor, ódio, morte e vida.

Lançamento e noite de assinaturas será no próximo dia 10 de junho (terça-feira), na Livraria Martins Fontes da Av. Paulista

Serviço

Evento: Lançamento da obra MARIA DAS ALMAS de Rodrigo Estramanho de Almeida
Data: 10 de junho de 2014
Horário: 19h às 21h30
Local: Livraria Martins Fontes – Avenida Paulista, 509 (próximo a estação de metrô Brigadeiro)

Sobre a Obra

Em Maria das Almas as personagens de Antígona, foram transformadas em tipos de uma hipotética civilização, vivendo nos trópicos, na era das primeiras colonizações. Dessa maneira é que Creonte, rei da história de Sófocles, virou Dom Creontino. No texto escrito antes de Cristo ele era da família de Édipo, personagem central da mitologia grega: aqui ele se fez parente de Dom Sebastião, figura conhecida da história e da mitologia de Portugal. Adaptação livre da Antígona, resulta numa obra repleta de cores e tons genuinamente brasileiros.

 

 

 

Sobre o autor

Rodrigo Estramanho de Almeida é bacharel em Sociologia e Política e mestre e doutorando em Ciências Sociais. Atualmente é professor na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e pesquisador no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUC/SP). Publicou Aprendendo sobre as diferenças (Bookmix, 2005) e
A realidade da Ficção (Alameda, 2013).

 

 

Ficha Técnica

Título: Maria das Almas
ISBN: 9788565358828
Acabamento: Brochura
Formato: 16x23
Preço: 40,00
 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!