Notícias

Notícias


10/12/2014

IDART foi responsável por um importante serviço de preservação da memória da arte em São Paulo

O TCC A ARTE DE CONSTITUIR A MEMÓRIA DA ARTE: UM OLHAR SOBRE O IDART – DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ARTÍSTICAS, de Andréa Andira Leite, orientanda da professora Tania Callegaro, será apresentado no dia 10/12, às 20h30, na sala 54.

O TCC A ARTE DE CONSTITUIR A MEMÓRIA DA ARTE: UM OLHAR SOBRE O IDART – DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ARTÍSTICAS, de Andréa Andira Leite, orientanda da professora Tania Callegaro, será apresentado no dia 10/12, às 20h30, na sala 54. A apresentação contará com a participação da professora Simone Fernandes na banca examinadora.

Entre 1975 e 2007, a cidade de São Paulo teve um importante serviço de memória da arte, o IDART (Departamento de Informação e Documentação Artística), da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Esta pesquisa pretende contar um pouco da trajetória, suas mudanças e ideias.

RESUMO DO TCC A ARTE DE CONSTITUIR A MEMÓRIA DA ARTE: UM OLHAR SOBRE O IDART – DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ARTÍSTICAS

O objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória do IDART – Departamento de Informação e Documentação Artísticas, departamento da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo, criado em 1975, incorporado ao Centro Cultural São Paulo em 1982 como Divisão de Pesquisas e desativado em 2007. Para tanto, narraremos as suas etapas e mudanças, perpassando pelas ideias que nortearam a formação e pelas políticas que influenciaram a gestão e o encerramento das atividades do departamento. O intuito é apresentar este departamento como importante serviço de informação em arte da cidade de São Paulo e, sobretudo, como mecanismo de manutenção da memória artística recente, representado pelo atual Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo.

Serviço

TCC: A ARTE DE CONSTITUIR A MEMÓRIA DA ARTE: UM OLHAR SOBRE O IDART – DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ARTÍSTICAS
Autora: Andréa Andira Leite
Orientadora: Tania Callegaro
Banca: Simone Silva Fernandes
Data: 10 de dezembro de 2014
Horário:20h30
Local: Sala 54 do Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque

 


Andréa Andira Leite

 

Sobre Tania Callegaro

Graduada em Educação Artistica, licenciada em artes plásticas, pelo Instituto Musical de São Paulo (1978). Especialista em arte-educação, na ECA/USP, (1987-1989) e em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestre (1993) e Doutora (1999) em Ciências da Comunicação, ECA/USP, departamento de Rádio, Cinema e Televisão. Há mais de 30 anos com experiência docente nos cursos fundamental e médio, e graduação, extensão e pós-graduação em universidades públicas do estado de São Paulo e outros estados do país. Foi professora e orientadora do curso de especialização em EAD, Mídias na Educação, pelo MEC/UFPE/NCE/ECA/USP, na área de artes e mídia. Professora titular da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo ( FESPSP) nas disciplinas Introdução a Teoria da Comunicação e Projetos Culturais. Desenvolve o ensino e a pesquisa na interdisciplinaridade da Arte, Comunicação, Cultura e Educação, em projetos colaborativos a distância ou presenciais. Focaliza os aspectos didático, dialógico, cultural e estético das tecnologias contemporâneas em rede.
 

Sobre Simone Silva Fernandes

Mestrado em História Social pela PUC-SP e graduação em Ciências Sociais pela PUC-SP. Atua no Centro de Documentação e Memória da PUC-SP e docente pós graduação em Gestão Arquivística da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), na disciplina Arquivística.




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!