Notícias

Notícias


FESPSP 84 Anos

29/05/2017

Homenagens e depoimentos marcam os 84 anos da FESPSP

Dia 27 de maio último, a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) completou exatos 84 anos e para comemorar realizou um café da manhã e uma conversa com ex-alunos.

 
Professores, alunos, funcionários, ex-alunos e convidados puderam se confraternizar no café da manhã oferecido às 9hs, antes do início da cerimônia dos 84 anos, que homenageou quatro importantes membros da comunidade da FESPSP: os professores Ivan Russeff e Aldo Fornazieri, o Diretor Tesoureiro Almiro Vicente Heitor e a gerente de TI Jacqueline de Carvalho Ghetti, que nada sabiam até o momento do evento.
 
Homenageados
 
As homenagens começaram com o professor Ivan relembrando as agradáveis prosas sobre cuidados com a terra com o compadre Fornazieri, pois eles têm em comum uma alma campesina e a paixão pela natureza, ele lembrou a todos os presentes a importância e do compromisso que professor Aldo tem com a FESPSP, e que é mais do que merecida a homenagem ao companheiro de trincheira na luta pela educação.
 
Surpreso, o professor Aldo recebeu a placa de reconhecimento da FESPSP pelas mãos de Ivan, e disse que não havia sido este o combinado, o combinado era ele homenagear o Ivan e isso é o que ele ia fazer naquele momento, e então ele destacou que o Ivan é de uma geração em que o importante é instruir o aluno integralmente, educar é preparar gente e não só um profissional. São 50 anos de magistério, Ivan preparou gerações de pessoas. A homenagem emocionou o professor Ivan.
 
O homenageado seguinte foi apresentado pela professora Carla Diéguez, ela lembrou que o Diretor Tesoureiro Almiro Vicente Heitor foi um dos responsáveis pela FESPSP ter seu novo Campus. Em sua fala de agradecimento, ele contou que estava para se aposentar quando foi convidado para contribuir na FESPSP, achou que ficaria por pouco tempo, mas gostou muito do ambiente, da missão, da causa da instituição, sente que a FESPSP faz a diferença, e tem muito prazer em trabalhar aqui, e fica surpreso e grato pela homenagem que recebeu.
 
A última homenageada do evento foi apresentada pela Secretária Acadêmica Vanderléia que contou que a homenageada começou na FESPSP como estagiária e era extremamente tímida, foi efetivada, depois de alguns anos saiu da instituição. Mas voltou e Jacqueline assumiu a gerência da TI, trazendo a experiência adquirida fora para dentro da instituição, foi sob sua gestão que a FESPSP começou a atualizar e modernizar seu parque tecnológico. No seu discurso, ela disse que a Vanderléia falou tudo, e que não tinha palavras, agradeceu a todos a homenagem e encerrou. 
 
O bate-papo com ex-alunos
 
Na sequência foi iniciado o bate-papo com os ex-alunos Lúcio Kowarick (sociólogo), Vera Stefanov (Bibliotecária), Carmen Sylvia de Alvarenga Junqueira (antropóloga) e André do Nascimento Serradas (Bibliotecário) que relataram suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
 
O sociólogo Lúcio Kowarick abriu a conversa lembrando que o prédio em que ele estudou não era aquele e fez algumas questões para os alunos, como qual era a primeira coisa que eles olhavam em um livro e o que era mais importante para começar uma pesquisa, questões pertinentes no mundo acadêmico. Depois, falou um pouco sobre a história dele, sua prisão pela ditadura e o exílio na Europa. Apesar da idade, ele continua ativo e conduz um estudo urbano na região do Jaguaré.
 
A bibliotecária Vera Stefanov conta que sua trajetória profissional começou na área administrativa, trabalhou na Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), lá teve contato com arquivos e aquilo interessou muito, foi lhe sugerido que estudasse biblioteconomia na FESPSP. Depois trabalhando na Companhia de Seguros de São Paulo, como secretária de diretoria, teve a oportunidade: propôs a organização de uma biblioteca especializada para dar racionalidade aos processos internos da empresa, a proposta foi aceita, e ela ainda era aluna da FESPSP, é claro que pesa o fato da experiência na área administrativa que ela já possuía. A capacidade de desenvolver projetos desta bibliotecária
 
A outra egressa da FESPSP que participou da conversa é a antropóloga Carmen Sylvia de Alvarenga Junqueira, graduada em Sociologia e Política em 1959, também perseguida política dedicou sua vida acadêmica a etnologia e mitologia indígena que resultou na sua tese Os Kamaiurá e o Parque Nacional do Xingu. Para esta ex-aluna o ambiente intelectual e o convívio com professores da FESPSP foram importantes para sua formação inicial e seu direcionamento acadêmico.
 
O mais novo dos ex-alunos, o bibliotecário André do Nascimento Serradas, formado em 2001, começa a sua conversa falando dos vínculos que mantém com a FESPSP, principalmente com os professores, mesmo depois de formado. Ele trabalha no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP) e coordena o Portal de Revista da USP, que está entre os 50 melhores repositórios científicos do mundo. Para André, a FESPSP deu uma base sólida e versatilidade para atuar no mercado, a aderência para atuar em qualquer área do conhecimento o que possibilitou trabalhar em projetos variados. Ele diz que viveu intensamente o seu período de curso, para ele a FESPSP faz o aluno se envolver com a profissão e imprime o conhecimento em quem passa por aqui.
 
Outra ex-aluna que esteve presente, que não quis se apresentar publicamente, mas deixou um depoimento em vídeo foi a Elisabete Ferretti, se formou na FESPSP nos anos 1980, foi para os EUA e depois começou a trabalhar como bibliotecária lá. Ela explica que a formação dos bibliotecários nos EUA é diferente daqui, lá é preciso ter bacharelado em qualquer área que você tenha interesse e depois faz o mestrado para trabalhar como bibliotecário. Segundo Elisabete, ter cursado biblioteconomia na FESPSP facilitou o seu mestrado nos EUA, uma vez que boa parte do conteúdo ela já havia aprendido aqui, acabou se tornando uma revisão de parte da sua graduação. Elisabete conta que os americanos valorizam as bibliotecas e os bibliotecários são muito respeitados.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!