Notícias

Notícias


PEC

22/11/2017

Formação de leitores a partir de Harry Potter é discutida em PEC na FESPSP

Mestranda Beatriz Masson Francisco falou sobre a sua pesquisa e os desafios acadêmicos.

Uma das sagas literárias mais famosas da atualidade, Harry Potter, criado por J. K. Rowling, acompanha a história do personagem homônimo em um mundo onde fantasia se mistura com a realidade e o jovem bruxo precisa lidar com seus problemas enquanto estuda na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. As aventuras de Harry e companhia estão diretamente ligadas com formação e carreira.
 
Na última terça-feira, 21 de novembro, a FESPSP recebeu a mestranda em Teoria Literária e Literatura Comparada, Beatriz Masson Francisco, que conversou com os alunos sobre “Harry Potter, seu enredo e seus leitores: reflexões sobre formação na obra de J. K. Rowling”, parte do Programa de Enriquecimento Curricular (PEC). A pesquisadora estuda como os desdobramentos do enredo da série de livros, adjunto de estratégias de mediação de leitura, foram responsáveis por formar milhões de leitores ao redor do mundo.
 
“O discurso que a crítica faz em torno do leitor de Harry Potter e outros best seller é que se tratam de ‘leitores que não querem crescer para algo mais complexo’”, conta Beatriz, crítica com a qual não concorda pois obras como essa tratam metáforas de temas como racismo, bullyng e política. 
 
A ideia de formação tem relação com a formação de leitores, que passaram a ter o hábito da leitura após ler a obra, na qual se identificavam com o percurso de amadurecimento do personagem. “É um processo intrinsecamente ligado às escolhas, Harry possuía semelhanças com o vilão, Lord Voldemort – queda pelo poder e pela fama, origem familiar, habilidades –, mas as escolhas os levaram a caminhos diferentes”, destaca.
 
O encontro seguiu com um debate entre os presentes, a pesquisadora e a professora Valéria Valls – diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação – e foram levantados temas como hábitos de leitura, indústria cultural, qualidade das obras e maneiras de dinamizar a leitura para crianças e adolescentes. Além de alunos e ex-alunos da FESPSP, também estiveram presentes bibliotecários com anos de carreira e alunos do Ensino Médio.
 





Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!