Artigo Assinado
27/07/2017
Feminismo Online - estudo de caso nas redes sociais digitais Instagram e Google Trends
Artigo escrito pela cientista social Camila Sanches Zorlini, aluna da pós-graduação em Opinião Pública e Inteligência de Mercado.
FEMINISMO ONLINE - estudo de caso nas redes sociais digitais Instagram e Google Trends
Camila Sanches Zorlini
O movimento feminista ganhou força nos últimos anos devido, não somente, mas, também a uma série de casos de abuso propagados vertiginosamente na mídia, além de uma mudança de mindset da sociedade. Aqui estamos falando da sociedade brasileira, porém podemos dizer que a mentalidade mundial passou por uma grande transformação depois do advento da internet e que para as causas no geral, aqui, em específico, o feminismo, criou uma rede exponencialmente potente.
Nesse estudo – dentro de suas limitações – procurou-se analisar como mulheres entendem o movimento feminista doravante a análise de fotografias feitas por usuárias da rede Instagram, sempre a partir do uso de hashtags, além de dados colhidos pelo Google Trends, ferramenta do Google que fornece dados das buscas mais frequentes realizadas no mundo todo, focado no Brasil, no período de maio de 2014 até maio de 2017, sobre o tema.
Leia aqui o artigo na íntegra em PDF ou aqui a publicação no Jornal GGN.