Notícias

Notícias


Entrevista

30/11/2017

Ex-aluna vencedora do XII Prêmio Laura Russo fala sobre a experiência na FESPSP

Mariana Araujo Gomes fez uma pesquisa sobre “As Bibliotecas Públicas de São Paulo e a sua relação com o público da Terceira Idade”

A FESPSP comemora mais uma conquista junto à comunidade acadêmica. Mariana Araujo Gomes, bibliotecária formada em 2014 na Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI-FESPSP), recebeu no último dia 28 de novembro o XII Prêmio Paulista de Biblioteconomia Laura Russo, que neste ano de 2017 teve como tema “O legado profissional Bibliotecário: contribuição para a sociedade do conhecimento”. Confira aqui um relato sobre a premiação.
 
Mariana desenvolveu a sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso sobre “As Bibliotecas Públicas de São Paulo e a sua relação com o público da Terceira Idade”, repensando seu papel a partir dos princípios universais decretados pela IFLA/UNESCO e, da função cultural da biblioteca pública. Para este estudo foram escolhidas as bibliotecas Viriato Côrrea e Álvaro Guerra, ambas do Sistema Municipal de Bibliotecas. A orientação foi da Profa. Dra. Tania Callegaro, e na mesa teve a participação das professoras Evanda Aparecida Verri Paulino e Maria Rosa Crespo.
 
“Sinto-me imensamente lisonjeada em representar essa instituição que foi e ainda é muito importante em minha vida profissional. Não consigo expressar tamanha felicidade pela notícia. Agradeço novamente a confiança depositada em meu trabalho e por indicá-lo, ele tem uma parte de cada um de nós!”, declarou Mariana, quando soube da premiação, que é mais uma constatação da qualidade dos trabalhos desenvolvidos na FESPSP, fruto da integração entre alunos, professores, coordenação, diretorias e colaboradores da instituição.
 
Confira a declaração da profissional sobre a sua experiência na FESPSP e o prêmio Laura Russo:
 
Agência FESPSP: Por que você escolheu Biblioteconomia?
Mariana: Antes de iniciar a vida acadêmica já tinha uma familiaridade muito grande com a área da educação, de alguma forma sabia que estaria envolvida com ela. Tive uma grande influência de um primo, também bibliotecário Hilton José Araujo, que me apresentou a profissão de forma muito cativante, me mostrando que poderia unir todas as coisas que sempre me agradaram em estudar dentro de uma área tão surpreendente como a biblioteconomia, me arrisquei, e não me arrependo nem um pouco da escolha.  
 
A: O que significa para você sua formação na FESPSP?
M: A FESPSP mantém uma história sólida, além da tradição que permeiam todos os seus princípios de educadora. Poder fazer parte desta instituição foi de grande valia para minha vida profissional, assim como a pessoal. Aliar a tradição com o entusiasmo de bons professores e ainda com a ajuda de seus colaboradores, foi importante para essa fase em que estive na instituição. Sou muito grata pela história que vivi nesse período de forte aprendizado.
 
A: Como foi a elaboração do trabalho de conclusão?
M: Assim como toda pesquisa, passamos por uma montanha russa, onde o processo de pesquisa passa por vários momentos de tensão, de entraves, mas também de desenvolvimento e sucesso. Com a ajuda de minha orientadora Tania Callegaro, da professora Maria Ignês, e das bancas Maria Rosa e Evanda Verri, tive o privilégio de receber ótimos conselhos e dicas que contribuíram com o processo. Além dos apoios internos, pude contar com vários outros suportes externos, professores de outras instituições, assim como colegas de profissão que estiveram abertos a colaborar. Admito que não foi tão fácil, mas o resultado foi além do esperado.
 
A: Você foi a primeira pessoa da família a se formar? 
M: Não, já tenho tios e primos formados. Além disso a família tem dois bibliotecários, ambos formados pela FESPSP.
 
A: Como foi a premiação na terça-feira e o que ela significa para você?
M: Foi um momento de grande emoção, pude dividir esse momento com familiares, amigos e alguns dos meus colegas de trabalho. Isso foi importante, porque ali percebi que toda dedicação valeu a pena. 
 
A: Continuará estudando e se aprimorando na área?
M: Tenho plena consciência de que preciso dar continuidade aos estudos e pesquisas, sinto essa necessidade, como profissional e curiosa que sou já desde antes mesmo da vida acadêmica. Sei que essa linha de pesquisa sobre os idosos ainda é muito defasada e muito pouco trabalhada em nossa área, penso em continuar e aprimorar sobre o assunto em mais algumas pesquisas. Porém, penso em outras áreas também nas quais eu poderia me envolver, conhecer melhor e poder de alguma forma contribuir. Acredito que podemos aliar tudo isso, afinal, nossa profissão permite um enorme leque para outras áreas e de grande troca de informação e descobertas.

#FaBCI #FESPSP #Biblioteconomia #CRB8 #PremioLauraRusso

Sobre o prêmio

O Prêmio Laura Russo homenageia a pioneira no exercício da profissão de Bibliotecário, Laura Garcia Moreno Russo, que foi uma das responsáveis pela regulamentação da profissão iniciada no final da década de 1950 e consequente reconhecimento junto aos poderes públicos e sociedade brasileiro. Laura Russo foi ainda a primeira presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB) e também presidiu o Conselho Federal de Biblioteconomia.
 
O prêmio é outorgado a Bibliotecários, personalidades e instituições que, por meio de suas ações e atuações promovem e contribuem para a difusão do conhecimento e construção de uma sociedade mais igualitária.
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!