Notícias

Notícias


TCC Biblio

06/12/2017

Estudo verifica a ação política do órgão de representação profissional dos bibliotecários paulistas

André Felipe Meira da Silva, aluno de Biblioteconomia e Ciência da Informação do noturno, apresentará o TCC Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª região: um órgão de representação política? no dia 11/12, às 19h, na sala 64.

O trabalho procurou verificar se o papel do Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª região (CRB-8), também teria papel relevante na ação política como tem na representação profissional partir de publicações informativas do órgão, as agendas propostas e as ações realizadas. O TCC foi orientado pela professora Carla Regina Mota Alonso Diéguez e contará com a professora Maria das Merces Pereira Apóstolo e o professor Paulo Silvino Ribeiro.
 
RESUMO
 
Estuda-se a relação entre representação política e ação política no Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª região para entender o seu papel no engajamento da categoria. Ao longo da história ocorreram mudanças significativas no conceito de representação política, onde a sociedade procurou participar de forma coletiva das decisões que interferiam no cotidiano. Não podendo participar diretamente dessa construção, criaram mecanismos para ter representantes que pudessem exprimir suas vontades. Após a realização de revisão bibliográfica sobre a relevância da representação e definição das competências de cada tipo de organismo de representação, foi construído um breve histórico dedicado à biblioteconomia, aos movimentos associativos, e as entidades de classe com sede em São Paulo para compreender como a área se consolidou até o presente momento. Por fim, foi realizada a reunião e análise dos boletins informativos, Bob News e Revistas desenvolvidos pelas gestões do CRB-8 e por eles publicados para, a partir destes, esboçar um panorama sobre as principais ações políticas e agenda proposta aos bibliotecários. A relevância do CRB-8 como órgão de classe é afirmada, visto que, para o exercício do cargo profissional, é obrigatória a filiação. Mas conclui-se que as ações políticas desenvolvidas têm pouco alcance, que o CRB-8 pode exercer alguma representatividade, e que a sociedade exige uma postura clara, dinâmica e de maior atitude por parte dos bibliotecários.
 
Palavras chave: Representação política; ação política; CRB-8; classe profissional.
 
Serviço
 
TCC: Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª região: um órgão de representação política?
Autor: André Felipe Meira da Silva
Orientadora: Profa. Dra. Carla Regina Mota Alonso Diéguez
Banca: Profa. Esp.. Maria das Merces Pereira Apóstolo e Prof. Dr. Paulo Silvino Ribeiro
DAta: 11 de dezembro de 2017
Horário: 19h
Local: Campus FESPSP - Rua General Jardim, 522 - Sala 64 - Vila Buarque - São Paulo/SP
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!