Notícias

Notícias


10/12/2014

Estudo analisa o papel social do bibliotecário na educação

O TCC BIBLIOTECÁRIO EDUCADOR: POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR, de André Carlos da Silva e Mariana de Paula Silva, orientandos da professora Valéria Valls, será apresentado no dia 10/12, às 10h30.

O TCC BIBLIOTECÁRIO EDUCADOR: POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR, de André Carlos da Silva e Mariana de Paula Silva, orientandos da professora Valéria Valls, será apresentado no dia 10/12, às 10h30. Farão parte da banca os professores Evanda Paulino e Ivan Russeff.


O estudo, além de analisar o perfil social dos bibliotecários na biblioteca escolar, procurou discutir as funções inerentes à profissão, o papel de educador (um trabalho em conjunto com o corpo docente), a mediação da leitura e o apoio à pesquisa, assim como realizar parcerias com os professores, mostrando que a biblioteca escolar é o local mais adequado para a realização de ações que envolvam o processo pedagógico.

RESUMO DO TCC BIBLIOTECÁRIO EDUCADOR: POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

O estudo analisa o perfil e o papel social do bibliotecário na biblioteca escolar, tradicionalmente um de seus maiores nichos de atuação, bem como, apresenta breve panorama teórico sobre a pedagogia e a educação, enfatizando a escola, o professor e a leitura, e a importância da biblioteca escolar na formação dos alunos. Buscou-se, por meio de revisão de literatura, discutir três possibilidades de atuação do bibliotecário escolar em que desempenha, além das funções inerentes à profissão, o papel de educador: o trabalho em conjunto com o corpo docente, a mediação da leitura e o apoio à pesquisa.
Propõe a ideia de que tal profissional, baseada em uma dinâmica de trabalho específica, é um potencial educador, haja vista sua experiência no campo da mediação entre a informação e aqueles que a buscam, estando, dessa forma, apto a apresentar aos alunos às mais adequadas fontes informacionais para suas pesquisas. Além disso, expõe a noção de que a biblioteca pertencente a um grupo escolar deve essencialmente estar em evidência, estando o bibliotecário convocado a propor parcerias com o corpo docente, a participar de reuniões para elaboração de calendários do ano letivo e também mostrar que a biblioteca é o local mais adequado para a execução das múltiplas tarefas que envolvem o ensino.

Palavras-chave: Bibliotecário educador; Biblioteca escolar; Atuação profissional; Biblioteconomia e educação; Papel social do bibliotecário.


Serviço

TCC: BIBLIOTECÁRIO EDUCADOR: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Autores: André Carlos da Silva e Mariana de Paula Silva
Orientadora: Valéria Valls
Banca: Evanda Paulino e Ivan Russeff
Data: 10 de dezembro de 2014
Horário: 10h30
Local: Sala 54 do Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque


André Carlos da Silva e Mariana de Paula Silva


Sobre Valéria Martin Valls

Doutorado em Ciências da Comunicação (2005), Mestrado em Ciências da Comunicação (1998) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1990) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2008). Coordenadora e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP) e Coordenadora de curso e docente de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da FESPSP (Núcleo de Ciência da Informação). Docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching (parceria FESPSP e SLAC). Primeira Tesoureira (Gestão 2014-2016) da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.

Sobre Evanda Aparecida Verri Paulino

Possui graduação em Curso de Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1970). Professora titular das disciplinas Gestão de Serviços de Informação e Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação; coordenadora do Setor de Estágio do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Presidente da 15ª gestão - 2009/2011 do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo - 8ª Região. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, comunitária e especiais, diagnóstico e planejamento de Unidades de Informação, planejamento físico, centro de documentação e estágio curricular.

Sobre Ivan Russeff

Possui graduação em Letras pela Fundação de Educação e Cultura do ABC (1972), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Guarulhos (1982), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e pós-doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Unicamp (2006). Atualmente é assessor pedagógico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), integrante de grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (GPPE) e professor de Produção Textual da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fespsp.Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Filosofia e História da Educação.




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!