Notícias

Notícias


Lançamento de Livro

29/11/2017

Educação Política: aula aberta conta com lançamento de livro e discute ensino do tema nas escolas

Professor Humberto Dantas participa do projeto da Fundação Konrad Adenauer nas periferias de São Paulo

Em uma noite que reuniu alunos e ex-alunos do curso de pós-graduação em Ciência Política da FESPSP, representantes do poder público, privado e do terceiro setor, a comunidade acadêmica da instituição e alunos dos cursos de graduação, o cientista político Prof. Dr. Humberto Dantas realizou o lançamento do livro “Educação Política: sugestões de ação a partir de nossa atuação”, em que conta a experiência no projeto Iniciação Política, da Fundação Konrad Adenauer, voltado ao ensino do tema para jovens da periferia de São Paulo. 
 

Com edição da Fundação Konrad Adenauer, em parceria com o Movimento Voto Consciente e com apoio da Fundação Arymax, o livro descreve ações de educação política realizadas pelo grupo nos últimos 10 anos – o projeto começou em 2008. Após o lançamento, que contou com a participação da Profa. Dra. Carla Diéguez, diretora da Escola de Sociologia e Política (ESP-FESPSP), Dantas realizou uma Aula Aberta em que contou a história do projeto e discutiu os dados levantados com os jovens que participaram das aulas nos últimos anos. 
 

Inicialmente um projeto pensado como um primeiro passo de introdução de conceitos políticos para alunos do Ensino Médio, o Iniciação Política não possui grandes pretensões de profundidade e impacto. “Falamos do conceito de Democracia, Cidadania, da organização do Estado e colocamos os jovens para pensar políticas públicas juntos, mesmo que não seja uma análise apurada, a base a experiência deles traz resultados muito interessantes. Pedimos para que eles não aceitem a ideia torta de que seriam o futuro, pois eles são o presente”, destaca Dantas, lembrando que são jovens com mais de 16 anos, que já podem votar. Em 2009, o curso formou 527 jovens, em 2017 a estimativa é de que 1637 jovens sejam formados.
 
No início e no final do curso, os participantes são convidados a preencher uma pesquisa sobre percepções políticas, forma de se informar e opinião sobre o curso. Entre as conclusões do docente estão que o jovem entende o curso como algo relevante para a sua vida, se informa de maneira menos tradicional e “é crítico em relação à escola, justiça, imprensa, mas acredita na política”.
 
 
 
 
O livro, que também tem como objetivo incentivar a criação de práticas parecidas de ensino da Educação Política, está disponível em: www.votoconsciente.org.br/educacao-politica/publicacoes
 
 





Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!