Notícias

Notícias


Aula Aberta

21/07/2017

Direitos autorais e os desafios de trabalhar informação digital na contemporaneidade

Aula aberta do curso de pós-graduação em Gestão da Informação Digital, da FESPSP, realizada no dia 20 de julho discutiu o tema do ponto de vista do direito, da tecnologia e dos arquivos.

Entre as competências básicas do profissional que trabalha com a informação no século XXI, se destacam as que envolvem a interface para o usuário (arquitetura da informação) e o conteúdo disponibilizado, que por sua vez envolve a discussão sobre os direitos autorais em plataformas cada vez mais conectadas. Na aula aberta “Gestão da Informação Digital: Desafios contemporâneos”, realizada na última quinta-feira, 20 de julho, na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), que contou com a participação dos professores Charlley Luz, Maria Cristina Barboza e Fabiano Alves.

O desafio da era digital é o que foi proporcionado pelas novas tecnologias, explica o docente Charlley Luz. “Ao planejar um ambiente digital, possibilitamos experiências e mediação da informação com o usuário. Os avanços tecnológicos possibilitaram que a hierarquia nas redes sociais fosse transposta, surgindo assim novos fluxos de informação e novos processos de trabalho. A sociedade em redes permite que haja a promoção da cultura participativa e a integração, a geração de uma quantidade imensa de oportunidades e impele o valor e novos conhecimentos”, destaca o professor, acrescentando que essa possibilidade de rede impacta a nossa cultura no que diz respeito à velocidade da interação e da informação, pois, na realidade, sempre vivemos em rede, mesmo antes das tecnologias modernas.

As estruturas de redes possíveis também fora debatidas pelos docentes, três tipos foram destacados: a centralizada, a descentralizada e a distributiva. Sendo que, atualmente, estamos acostumados com a descentralizada, em que existem vários polos hierárquicos na configuração das relações. O professor Fabiano Alves destacou que o modelo distributivo, em que todos estão conectados, sem que haja locais que centralizam estas relações, é utilizado com sucesso pelo terrorismo e por isso é difícil resolver o problema Estado Islâmico.

Entender os requisitos para planejar o ambiente digital, propiciar a inovação (e empreendedorismo), estar preparado para o cliente 2.0, saber “tudo” sobre ambientes digitais e fazer parte da rede, são os maiores desafios do profissional que trabalha com informação, explica Charlley.

“Um dos objetivos da pós em Gestão da Informação Digital na FESPSP é que o aluno saia com uma visão mais gerencial. E isso inclui que o aluno esteja preparado m dos desafios que temos é como falar de direitos autorais nos dias atuais”, explica o professor Alves.

A diretora de projetos e docente do curso de pós-graduação da FESPSP, Maria Cristina Barboza, lembrou que a Lei n° 9610/98, que dispõe sobre Direitos Autorais, é do século passado, uma época em que não existiam as plataformas que hoje estão disponíveis, e se torna um grande desafio aplica-la. “Por mais que a Lei tenha sofrido alterações, ela ainda é defasada”, explica. A docente também explicou a história dos direitos autorais desde os tempos feudais e deu exemplos de como o conflito destes direitos ocorre na atualidade, quando as pessoas divulgam nas redes sociais fotos que não foram feitas por elas e também não há a devida autorização para publicação, e lembrou que quase toda utilização depende de autorização.

Na próxima terça-feira, 25 de julho, será realizada a aula aberta “PL 7920: queima de arquivo em tempos de república instável”, com a participação de Simone Fernandes, Malu Ferreira e Rachel Bueno e mediado por Charlley Luz. O encontro começará às 19h no auditório da FESPSP, mais informações e inscrições em: fespsp.org.br/pagina/aulaaberta.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!