Notícias

Notícias


Combate à Corrupção

25/09/2013

Cientista político sugere práticas de combate à corrupção e aponta a imagem do Brasil em um ranking mundial de transparência política

Aldo Fornazieri, cientista político e docente dos cursos de Graduação em Sociologia e Política e Pós-Graduação em Globalização e Cultura da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), é entrevistado por Maria Lydia Flândoli...

Aldo Fornazieri, cientista político e docente dos cursos de Graduação em Sociologia e Política e Pós-Graduação em Globalização e Cultura da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), é entrevistado por Maria Lydia Flândoli, no Jornal da Gazeta, para comentar sobre a corrupção do país.


Aldo cita como a corrupção do Brasil, atrelada tanto ao nosso governo, quanto a sociedade, pode ser avaliada em comparação a outros países. O cientista político afirma que o ranking mundial feito pela Transparência Internacional nos coloca na 69º em relação a 170 países, estando o Brasil atrás de outros países da América Latina, como Uruguai, Chile, entre outros que estão mais bem colocados que nós. Aldo complementa sua fala afirmando que estimativas positivas apontam que nosso país tem uma corrupção que chega a 1,38% de nosso PIB, enquanto visões mais pessimistas apontam 2,3%, o que representaria uma somatória de 84,5 bilhões de reais somente de desvio de recursos, praticamente a mesma soma gasta com a saúde pública do país.


Como alternativa de combate a corrupção, Fornazieri aponta um plano nacional de combate a corrupção, como o Estatuto Anticorrupção da Colômbia que afasta aqueles que são pegos em práticas de corrupção por 16 anos da vida política.


Confira a entrevista na íntegra.
 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!