Notícias

Notícias


Mobilidade Urbana

19/06/2013

Cientista político afirma que protestos são uma critica à mobilidade urbana que afeta principalmente jovens de classe média baixa

Aldo Fornazieri, cientista político e Diretor Acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em entrevista para a BBC comenta de quais formas a população se motiva a ir para as ruas para protestar contra o aumento da tarifa...

Aldo Fornazieri, cientista político e Diretor Acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em entrevista para a BBC comenta de quais formas a população se motiva a ir para as ruas para protestar contra o aumento da tarifa de transporte público.


A matéria é iniciada com a afirmação de que a sensação de ´mal-estar´ social contribui para a organização da onda de protestos em inúmeras cidades brasileiras. Segundo o cientista político “As manifestações refletem uma insatisfação sobre o modo sufocante de viver nas grandes cidades, cada vez mais hostis à população em geral. Isso cria uma espécie de uma anomalia social, uma sensação de não pertencimento. Para piorar, o poder público não está conseguindo garantir qualidade de vida aos moradores dos grandes centros urbanos'.


Aldo ainda afirma que a precariedade do transporte público afeta o jovem, em especial os de classe média baixa que muitas vezes precisa trabalhar e estudar e não tem outras formas de locomoção. Segundo o cientista político, essa situação angustia a juventude por fazer com ela não se veja representada nem por sindicatos, nem por associações estudantis já que estes estão relativamente satisfeitos e acomodados com suas conquistas anteriores.


Confira a matéria na íntegra.

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!