Notícias

Notícias


Evento

16/09/2017

Aula Magna abre MBA em PPP e Concessões

A infraestrutura brasileira foi tema de debate na FESPSP no último dia 14 de setembro na aula magna da segunda turma do curso de MBA em PPP e Concessões.

O curso realizado em parceria entre a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), LSE Enterprise (London School of Economics and Political Science – Enterprise) e Rede PPP, está em sua segunda edição com mais de 40 alunos, segundo seu coordenador Carlos Alexandre Nascimento. O palestrante convidado foi o professor Venilton Tadini, presidente executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB).
 
O evento foi aberto pela Diretora Geral da FESPSP, a socióloga Laís da Costa Manso, que agradeceu aos parceiros e a todos que tornaram possível a realização do curso, deu boas vindas aos participantes, reiterando que a partir de agora todos fazem parte da comunidade FESPSP, e destacou a importância do curso que vai de encontro com os princípios institucionais da FESPSP contribuindo para o desenvolvimento e qualidade de vida da sociedade.
 
Carlos Nascimento, lembrou que a LSE Enterprise mantém uma parceria desde 2010 em trabalhos cooperação técnica e de PPPs que resultaram acumúlo de experiência que resultaram neste curso, que mesmo em ambiente de restrição fiscal tem sido exitoso. Ele destacou também que a vantagem de ser um curso EAD é o fato de ter na edição passado alunos de nove Estados diferentes, mas também uma aluna de Washigton (EUA), o que mostra uma boa representatividade do curso.
 
Rogério de Faria Princhak, Coordenador da Rede PPP, diz que a necessidade do curso veio de encontro ao que a Rede PPP estava idealizando há algum tempo, reunir o conhecimento e disseminar a partir de EAD foi uma solução ideal, e agora um ano depois não estamos mais buscando a materialização de um sonho, mas concretização de uma realidade e dando prosseguimento a esta realidade. A qualidade do curso, graças ao coordenador acadêmico, Moisés Marques, e ao corpo docente, se diferencia, pois o seu conteúdo, apresenta conhecimentos relevantes, tanto jurídicos, econômicos e da realidade brasileira, e a soma e a estruturação desses vários saberes possibilita a capacitação dos profissionais que vão atuar nesta área. PPP e Concessão não é tudo, mas é uma boa solução para resolver e destravar boa parte das necessidades de infraestrutura social deste país.
 
Venilton Tadini, abre sua fala comentado a formação, a elite e a forma como as relações sociais se davam no Brasil, e que sempre houve resistência em se investir em infraestrutura, salvo exceções como o caso do Barão de Mauá, que no século XIX, investiu em malhas ferroviárias, por exemplo.
 
No século XX os imigrantes mais o excedente do sistema trablhista escravocrata que formam mercado de consumo na base da economia agrário-exportadora até década de 30. A ruptura acontece com a ascensão de Getúlio Vargas, que fez uma transição do modelo agrário-exportador para um que procura substituir as imortações, onde o Estado começa estabelecer estratégias de desenvolvimento para inserção do país no mundo. As taxas de crescimento do Brasil dos anos 30 ao final dos anos 70 foram as maiores do mundo, atingindo médias históricas de mais de 7% por ano.
 
Assista na íntegra.
 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!