Notícias

Notícias


Evento Acadêmico

20/09/2017

As lutas e movimentos sociais sob o olhar das teorias políticas serão debatidas na FESPSP no dia 22

No dia 22/09 será realizado o 1º encontro - Grupo de Estudos sobre Classe Social e Organização (GECSO) das 17h às 22h, na sala 82 do Campus FESPSP.

Iniciativa dos alunos da pós-graduação em Estudos Brasileiros, da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), o Grupo de Estudos sobre Classe Social e Organização (GECSO), coordenado pela professora Cecília Turatti fará seu primeiro encontro na próxima sexta-feira, 22 de setembro de 2017, para discutir as lutas e movimentos sociais a partir do olhar dos clássicos teóricos.

Saiba mais sobre o GECSO:
 
A história do Brasil é marcada por algumas recorrências: golpes de Estado, política de privilégios, onipresença de uma elite agrária, símbolos em disputa. Estas e outras caracterizações sobre nossa condição e formação constituem o que, não apenas academicamente, mas também cotidianamente se vive, como o signo do atraso.
 
A herança que nos cabe pode ser reinterpretada no atual contexto, em que se impõe a luta de classes cada vez mais desvelada, a partir do uso deliberado de mecanismos jurídicos em favor de grupos específicos e trocas de favores entre velhos personagens, culminando num endurecimento das desigualdades sociais. Além disso, a (tradicional?) fragmentação da esquerda e, mais recentemente, das lutas e movimentos sociais, entre outros fatores, criam o clima propício para desmobilização e sentimento de impotência.
 
O que fazer? A quem recorrer? Perguntas frequentes entre cidadãos e cidadãs mais ou menos engajados (que começam a sentir o peso da inflação e das reformas), estudantes, militantes, trabalhadores. A proposta desse grupo de estudo é (re)ler os clássicos. Entendemos que Marx, Lênin, Trotsky, Rosa Luxemburgo, Gramsci, Lukács, Mészáros, Caio Prado Júnior, Carlos Nelson Coutinho, Werneck Vianna, Jacob Gorender fundadores e críticos das teorias políticas clássicas tem muito a contribuir sobre o entendimento de nossa história e de nosso momento. Convidamos a todos para recorrer aos clássicos como forma de coletivamente reconstruir a reflexão cotidiana e nos situarmos na conjuntura política atual.
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!