Notícias

Notícias


TCC Biblio

07/12/2017

Aplicação de Design Thinking ajuda ampliar a frequência e integrar os usuários de bibliotecas conclui pesquisa

Laís da Silva Oliveira e Maria Vitória Santos Gonçalves, alunas do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação do matutino, apresentarão o TCC Design Thinking: uma nova abordagem para bibliotecas, no dia 13/12, às 10h, na sala 64.

O estudo procura apresentar o Design Thinking (DT) como uma abordagem de inovação que pode motivar potenciais usuários a utilizar a biblioteca com maior frequência, uma vez que ajuda, a não só melhorar a qualidade de seus serviços e produtos, mas também disponibilizando os recursos disponíveis no equipamento cultural e mostrando que estão ao alcance dos seus frequentadores. O trabalho foi orientado pela professora Adriana Maria de Souza e contará com a participação das professoras Maria das Mercês Pereira Apóstolo e Valéria Martin Valls na banca como arguidoras.
 
RESUMO
 
Design Thinking (DT) ou ‘pensar design’ é uma abordagem de inovação recente que vem mudando o método de como as instituições se relacionam com seus clientes ao coloca-los no centro dos objetivos e pensar com e para eles melhorias através da empatia, prototipagem e testes a serem realizados até se chegar na solução e aprimoramento da abordagem surgida como uma vertente do design, a qual quem quer que queira utiliza-la não necessita ser um designer, apenas necessite que conheça bem a metodologia. Com o objetivo de identificar a contribuição do DT para a melhoria dos processos internos e externos das bibliotecas, em um espaço onde o usuário possa participar do processo de melhoria do espaço visando atender suas necessidades. Para isto são apresentadas a Biblioteca Pública de Chicago e Biblioteca Aarhus, na Dinamarca, onde aplicaram o processo de DT no exterior e apresentar a Biblioteca Telles, do Insper: Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia aplicou no contexto brasileiro. A metodologia deste trabalho tem o caráter qualitativo, no qual é apresentado como a abordagem pode sim ajudar a biblioteca a melhorar a qualidade de seus serviços e produtos através da pesquisa de campo e revisão bibliográfica das áreas abordadas neste trabalho através dos principais teóricos e o uso de entrevistas. O desenvolvimento deste trabalho dividiu-se em três, possibilitando dar foco no design, biblioteca e design thinking, podendo então partir para o objeto de estudo central: design thinking para bibliotecas, na qual se mostra como uma abordagem de inovação que desconstrói a biblioteca da forma que é conhecida hoje. Chega-se então a conclusão de que o DT para biblioteca traz a desconstrução da ideia que se tem atualmente do espaço desta ferramenta cultural, focando no usuário e o trazendo para o processo de melhoria, empoderando-o com os recursos disponíveis e ideias, aproximando também usuários em potencial que não se sentem pertencentes a estes locais e passando, assim, a utilizar a biblioteca com maior frequência e se integrar ao lugar. Portanto, o DT pode ser utilizado para a solução de todos tipos de problemas, sejam desafios pequenos, médios ou grandes.
 
Palavras-chave: Design Thinking. Bibliotecas. Design. Inovação. Gestão de bibliotecas.
 
Serviço
 
TCC: Design Thinking: uma nova abordagem para bibliotecas
Autora: Laís da Silva Oliveira e Maria Vitória Santos Gonçalves 
Orientadora: Profa. Ms. Adriana Maria de Souza
Banca: Profa. Esp. Maria das Merces Pereira Apóstolo e Profa. Dra. Valéria Martin Valls
Data: 13 de dezembro de 2017
Horário: 10h
Local: Campus FESPSP - Rua General Jardim, 522 - Sala 64 - Vila Buarque - São Paulo/SP
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!