Notícias

Notícias


Produção Científica

20/07/2015

A participação democrática pode ser um instrumento de cooptação institucional

O Prof. Dr. Marcos Tarcísio Florindo, docente da FESPSP, apresentará o trabalho OS DILEMAS DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DA SOCIEDADE CIVIL: EMPODERAMENTO E COOPTAÇÃO INSTITUCIONAL EM SÃO PAULO, durante Congresso Latino Americano.

A reflexão sobre essa temática elaborada pelo professor Marcos será apresentada no VII Congresso Latino-americano de Ciência Política, organizado pela Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP) em Lima, no Peru, de 22 a 24 de julho de 2015, dentro da área temática III – Participação, representação e atores sociais, na sub-área Novas formas de participação política.
 
Resumo
 
Na comunicação proposta pretendo apresentar o estado da arte das principais experiências institucionais de fomento a participação política da sociedade civil ocorridas na cidade de São Paulo nas últimas duas décadas, isto em conformidade ao arranjo político proposto pela Constituição Brasileira de 1988. Esta consagrou o princípio da qualificação da democracia por meio da ampliação dos mecanismos de participação da sociedade civil no processo decisório e também na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas. O intuito naquele momento era saldar o déficit histórico da participação cidadã, após 20 anos de regime ditatorial. A aposta era o empoderamento da sociedade civil como um meio de contrapor ao caldo cultural autoritário e tecnocrático das instituições estatais. Após vinte anos de experiências e de proliferação dos conselhos gestores na área da saúde, educação, cultura, entre outras, acompanhada de mudanças nos paradigmas que põem termos as relações entre Estado, mercado e sociedade (enfatizando a própria transferência de responsabilidade do Estado para a sociedade civil) parte da literatura atinente ao tema confirma que a ampliação do gradiente de participação, não obstante ao incremento da democracia, corroborou também uma estratégia estatal de aparelhamento corporativo e mesmo de cooptação dos movimentos sociais. Pretendo avaliar estes argumentos de forma crítica, a partir dos relatos propostos na própria literatura especializada na temática e no território.
 
Serviço
 
Evento: VII Congresso Latino-americano de Ciência Política
Trabalho: OS DILEMAS DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DA SOCIEDADE CIVIL: EMPODERAMENTO E COOPTAÇÃO INSTITUCIONAL EM SÃO PAULO
Autor: Marcos Tarcísio Florindo
 
Sobre Marcos Tarcísio Florindo
 
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Experiência docente e de coordenação acadêmica em cursos nas áreas das ciências sociais, da administração de empresas e na Pós-Graduação em gestão pública. Atua como professor e pesquisador nos seguintes temas: políticas públicas, Estado e modernização da sociedade, formação e desenvolvimento das instituições policiais. Atualmente é professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. 
 



Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!