Notícias

Notícias


10/12/2014

A era digital é o próximo passo da evolução na Biblioteconomia

Entender qual é o próximo passo evolucionário na Biblioteconomia foi o objetivo do TCC BIBLIOTECA DIGITAL E LIVRO DIGITAL, de Marisa Gusmão que apresentará seu estudo dia 10/12, às 8h30 na sala 54.

Entender como é este passo evolucionário na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação é o objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) BIBLIOTECA DIGITAL E LIVRO DIGITAL, de Marisa Gusmão Carneiro, orientada pelo professor Henrique Ferreira que será apresentado no dia 10/12, na sala 54, às 8h30, com a participação dos professores Francisco Lopes e Valéria Valls.

Conteúdo e acervo digital é o próximo passo evolucionário para a organização da informação e conhecimento. Com o objetivo de refletir sobre este desafio para os profissionais da informação, a estudante de biblioteconomia, Marisa Gusmão Carneiro escreveu o TCC BIBLIOTECA DIGITAL E LIVRO DIGITAL, sob orientação do professor Henrique Ferreira, um estudo para conhecer os recursos oferecidos, os produtos, os serviços, os acervos e o que está disponível hoje na rede mundial, além é claro de abordar as novas tendências no mercado de trabalho para profissionais da informação.

RESUMO DO TCC BIBLIOTECA DIGITAL E LIVRO DIGITAL

O presente trabalho tem a finalidade de abordar sobre a biblioteca digital, recursos oferecidos, acessibilidade e como disseminar a informação e levar conhecimento para seus usuários, que procura pelo meio digital. Como também apontar sobre livro digital (e-book), formatos digitais e a digitalização de documentos, a fim de disponibilizar obras variadas do acervo da biblioteca tradicional, aos usuários. Apresentar casos de algumas bibliotecas digitais como Árvore de Livros, Minha Biblioteca e Nuvem de Livros, seu acervo, seus serviços e recursos oferecidos aos seus usuários. Mostra o que há de novo na internet, disponível e sendo desenvolvido, para atender ao público na área educacional e para atender á quem gosta de uma boa leitura digital. Como também abordar as novas tendências de serviços disponíveis do mercado para o profissional bibliotecário, que precisa estar afrente do seu tempo, acompanhando o desenvolvimento tecnológico e se preparar para gerir uma biblioteca digital ou hibrida.

Palavras-chave: Biblioteca digital, Livro digital; Formatos digitais; Casos de bibliotecas digitais; Profissional bibliotecário.

Serviço

TCC: BIBLIOTECA DIGITAL E LIVRO DIGITAL
Autora: Marisa Gusmão Carneiro
Orientador:Henrique Ferreira
Banca: Francisco Lopes e Valéria Valls
Data: 10 de dezembro de 2014
Horário: 8h30
Local: Sala 54 do Campus FESPSP – rua General Jardim, 522 – Vila Buarque



Marisa Gusmão Carneiro

 

Sobre Henrique Mariano Coimbra Ferreira

 

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2002). Pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade de Mogi das Cruzes (2011). Docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e de Administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Docente do curso de pós-graduação em Assessoria Parlamentar e Capacitação Política (FESPSP / ILP). Tem experiência na área de Ciência da Informação, em Biblioteconomia, atuando principalmente no Processamento Técnico, Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Universitárias, Projetos em unidades de informação, Gestão da Informação, Automação de Bibliotecas, Arquivos, Ensino à distância, entre outros.


Sobre Francisco Lopes Aguiar

Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo- ECA/USP. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC e bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FaBCi-FESPSP. Docente no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP e do curso de Pós-Graduação em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação. Coordenador da Comissão de Fiscalização no Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo/CRB8º e Editor de Tecnologia da Revista CRB8 Digital. Tem experiência na área de Ciência da Informação, utilizando-se de conhecimentos interdisciplinares entre as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Tecnologias da Informação. Atua no mercado de Gerenciamento Documentos, Dados, Informação e Conhecimento há aproximadamente 14 anos, desenvolvendo projetos de concepção e Implementação de Arquivos Empresariais/Corporativos, Centros de Informação e Documentação, Bibliotecas Universitárias/Especializadas, Bibliotecas/Repositórios Digitais/Institucionais, Informatização de Recursos e Serviços de Informação, Organização e Tratamento da Informação Arquivística/Corporativa, Mapeamento de Processos, Classificação de Conteúdos Arquivísticos, Descrição Arquivística, Avaliação Documental, TTD - Tabela de Temporalidade Documental, GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Desenvolvimento e Aplicação de Linguagens de Representação Documentária para organização e recuperação de conteúdos em ambiente digitais (Taxonomia e vocabulário controlado). Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação baseadas na filosofia e metodologia do Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento.

Sobre Valéria Martin Valls

Doutorado em Ciências da Comunicação (2005), Mestrado em Ciências da Comunicação (1998) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1990) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2008). Coordenadora e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP) e Coordenadora de curso e docente de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da FESPSP (Núcleo de Ciência da Informação). Docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching (parceria FESPSP e SLAC). Primeira Tesoureira (Gestão 2014-2016) da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.

 

 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!