Notícias

Notícias


13/04/2015

A ciência na arte: PEC debate visão da indústria cultural sobre cientistas

Evento aberto acontece na segunda e terça-feira, às 11h30 e 17h30, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

 Evento aberto acontece na segunda e terça-feira, às 11h30 e 17h30, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

A Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) promove nesta segunda e terça-feira a palestra DE MONSTRO A GEEK. O evento, que começa às 11h30 nesta segunda-feira e às 17h30 na terça, faz parte da PEC (Programa de Enriquecimento Curricular) da instituição, é aberto ao público, com inscrições no local.

O tema tem como objetivo entender como a ficção retrata os cientistas. Durante a palestra serão analisados diversos tipos de personagens construídos desde o final do século XIX em obras para livros, filmes, quadrinhos, desenhos animados, séries televisivas e games.

Para discutir o assunto a convidada escolhida é Maria Rosa Crespo, professora da FESPSP. Segundo ela, a PEC foi pensada para ajudar os novos estudantes. “Este PEC foi planejado para ajudar o pessoal do primeiro semestre com o Trabalho Temático. Como a obra a ser trabalhada neste semestre é 'O alienista' do Machado de Assis, que conta a vida de um médico que acaba apresentando sinais de loucura, vamos conversar sobre os cientistas retratados nas obras de ficção”.

De acordo com Crespo, a palestra irá apresentar as transformações que a interpretação do cientista sofreu no mundo da ficção. “Desde o Médico e o Monstro e Dr. Frankenstein, no final do século XIX, as obras de ficção têm apresentado cientistas das mais diversas personalidades e aparências. Nosso objetivo no PEC é ajudar o aluno a perceber aspectos ou questões sociais e psíquicas, que possam configurar a personalidade ou o ambiente social do personagem e seu papel no contexto da obra”.

SERVIÇO
PEC: DE MONSTRO A GEEK: como as obras de ficção retratam os cientistas
Data: 13 e 14 de abril de 2015
Hora: 11h30 e 17h30
Local: Sala 64 da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)

SOBRE MARIA ROSA CRESPO
Mestranda em Comunicação áudio-visual pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduação em Sócio Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Docente nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação e Administração da FESPSP. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de serviços de informação, gestão do conhecimento, educação corporativa.

 


 




Veja Mais

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!