Quem Somos

Quem Somos


Quem Somos

Missão

O NDH-FESPSP tem como missão a ampliação dos espaços de debate sobre Direitos Humanos no intuito de fortalecer atores sociais e impactar diretamente Políticas Públicas nesta área em todas as esferas de poder.

Visão

O Núcleo de Direitos Humanos da FESPSP busca ser um referencial na elaboração, disseminação e implantação de Políticas Públicas em Direitos Humanos com o objetivo de garantir a efetiva cidadania e justiça social.

Valores

Este núcleo está alinhado aos valores expostos na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 10 de dezembro de 1948 em sua totalidade.
 
 
MANIFESTO DE FUNDAÇÃO DO NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS DA FESPSP
 
O tema dos direitos humanos passou a ocupar lugar destacado nas agendas políticas de governantes, na imprensa e no debate acadêmico. Ainda mais importante, a discussão sobre os direitos humanos tornou-se parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo globalizado de nossos dias.
 
A valorização dos direitos humanos é a forma encontrada pela "sociedade geral do gênero humano" (nas palavras de Jean Jacques Rousseau) para responder ao grave problema da existência de levas inteiras de pessoas em situação de risco devido a atuações violentas e injustas de Estados nacionais ou, paradoxalmente,  devido à impotência do poder político instituído diante de sangrentas disputas internas, de catástrofes naturais e de situações de pobreza extrema. Ao mesmo tempo, o destaque do tema dos direitos humanos nas sociedade desenvolvidas, ou parcialmente desenvolvidas, tem a ver com o caráter evidentemente incompleto dos direitos consolidados no que diz respeito aos indivíduos cuja condição ou situação exige ação específica do poder político. 
 
Embora a democracia política brasileira  esteja razoavelmente amadurecida, ainda nos deparamos com incontáveis exemplos de desrespeito à vida humana, sobretudo de casos que envolvem sujeitos vulneráveis e grupos sociais vítimas de preconceitos e perseguições. São estes os contextos em que devem prevalecer, acima de tudo, os direitos humanos.  
 
Independentemente de condições permanentes de fragilidade individual e de discriminações enquistadas na vida social brasileira, a verdade é que qualquer pessoa pode se ver inesperadamente em situações nas quais o status de cidadão não é suficiente para garantir a segurança e o respeito necessários à vida digna. Em outros termos, sem a vigência dos direitos humanos, cada integrante da sociedade -- ainda que detentor de direitos civis, políticos e sociais -- estaria indefeso perante o autoritarismo e, ao mesmo tempo, estaria  imobilizado diante do imponderável.
 
Apesar de disseminada a ideia de direitos humanos como um conjunto de direitos inerentes a cada ser humano, sabemos todos que a observância dos direitos humanos  depende da regulamentação e da efetividade da atuação do poder político legitimamente constituído em cada contexto nacional. Por outro lado, nossa experiência como agentes sociais indica que a ação estatal, por sua vez, depende das diversas manifestações da sociedade civil. 
 
O Núcleo de Direitos Humanos da FESPSP -- criado por alunos, funcionários, professores, integrantes desta comunidade acadêmica e membros da sociedade civil -- pretende ser um instrumento de ressonância das exigências e expectativas da sociedade brasileira no que diz respeito à abrangência, à observância e à aplicabilidade dos direitos humanos em nosso país.
 
Para conhecer o Facebook do Núcleo de Direitos Humanos, acesse a imagem abaixo:
 

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!