Depoimentos

Depoimentos

Institucional
Histórico
82 anos
Manifesto
Missão e Princípios
A Mantenedora
Corpo Diretivo
Projeto Acadêmico-Pedagógico
Documentos Institucionais
Manifesto 2015
Editora
A Editora
Expediente
Contatos
Publicações
Secretaria Acadêmica
Financiamento
Informações
Mensalidade - Administração
Mensalidade - Biblioteconomia
Mensalidade - Sociologia
Mensalidade - Pós-Graduação
Transferências
Convênios
Apresentação
Instituições Conveniadas
Parcerias
Cooperação Internacional
Apresentação
Estude no Exterior
Estude na FESPSP
Publicações
CPA
Sobre a CPA
Relatórios
Egressos
Egressos
Pesquisa do Egresso
Turmas Administração
Turmas Biblioteconomia e Ciência da Informação
Turmas Sociologia e Política
Depoimentos
Cadastro
Biblioteca
Biblioteca FESPSP
Apresentação e horário de funcionamento
Empréstimo, devolução e reservas
Visita Monitorada
Periódicos Online
Trabalhos Acadêmicos
Redes sociais
Empréstimo entre Bibliotecas
Levantamento Bibliográfico
Ficha catalográfica
Tecnologia
Laboratório de Informática
Documentos
Extensão
Apresentação
Cursos de Extensão
Cultural
Cursos Internacionais
Intercambio Internacional
Núcleo de Direitos Humanos
Quem Somos
Agenda de Encontros
Manifesto NDH-FESPSP
Revista Alabastro
A Revista
Edições
Cátedra Celso Furtado
Sobre a Cátedra Celso Furtado
Agenda 2017 - 1o. Semestre
Agenda 2016 - 2o. Semestre
Manifesto
A RECONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DEMOCRÁTICO E NACIONAL PARA O BRASIL
Revista Sociologia
A Revista
Edições
Textos Preliminares
Ver Depoimentos
  • Ruy Barbosa Cardoso

    “Foi muito importante para mim ter estudado na Escola de Sociologia e Política, há mais de 30 anos atrás, pois assim que me formei bacharel nesta instituição pude desempenhar atividades que julgo muito importantes para a minha carreira profissional e para a minha trajetória de vida. Depois de formado, atuei, por exemplo, como pesquisador no Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, onde trabalhei diretamente com o escritor Mário de Andrade. Trabalhei ainda no Departamento Estadual de Estatística, com Prestes Maia, na Secretaria Estadual da Agricultura e no Departamento de Guerra, durante a 2ª Guerra Mundial. Outro marco importante na minha vida profissional foi ter participado de uma das mais importantes pesquisas já realizadas no país, que investigou o padrão de vida dos lixeiros da capital paulista, e que, na época, serviu de base para a elaboração do primeiro salário mínimo dos trabalhadores brasileiros”.
     
    Ruy Barbosa Cardoso, hoje com 92 anos de idade, foi aluno das primeiras turmas do curso de Sociologia e Política da FESPSP. Formou-se bacharel em Sociologia e Política pela Fundação no ano de 1940 e, em sua passagem pela escola, estudou e trabalhou com algumas personalidades de renome das Ciências Sociais brasileiras, como Darcy Ribeiro, por exemplo, com quem manteve grande amizade. Atualmente trabalha no setor administrativo como diretor da Viação Paratodos Ltda.

  • Neusa Dias de Macedo

    “Cursei Biblioteconomia na FESPSP nos anos 50, quando o curso ainda tinha apenas 1 ano de duração. Estudei com professores que eram pessoas muito importantes para a sociedade da época como Maria Luisa Monteiro da Cunha, Noemia Lentino e Rubens Borba de Moraes, um dos primeiros professores, que também ajudou a criar este curso. A formação da FESPSP foi a primeira que tive com professores de tão alto nível, o que contribuiu muito para minha vida. Já trabalhei como bibliotecária, docente e gestora em diferentes organizações e também como diretora da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. O contato com estes professores, acrescido aos conhecimentos adquiridos e à convivência com os meus colegas desta época, são as lembranças mais marcantes que guardo deste período”.
     
    Neusa Dias de Macedo, formou-se no curso de Biblioteconomia da FESPSP nos anos 50. Depois de formada também estudou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (antiga FFCL / hoje FFLCH), fez também licenciatura e doutorado na Universidade Católica, USA-MDLS (bolsa da Ford Foudation e UnB). Seu último livro publicado é Biblioteca Escolar Brasileira em Debate: da memória profissional a um fórum virtual.

  • Gustavo Alvim

    “O bacharelado em Sociologia e Política, primeiro curso de graduação que fiz, permitiu-me, ainda muito jovem, ingressar no magistério superior, como docente da área de ciências sociais e, simultaneamente, ocupar a diretoria da Faculdade Piracicabana de Economia, Ciências Contábeis e de Administração de Empresas, que hoje é a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), da qual sou o reitor. Pra mim, o estudo da sociologia também foi valioso no estudo de outras áreas do conhecimento pelas quais também passei, como Direito e Administração, pois o embasamento adquirido na minha primeira formação ajudou-me a entender melhor as pessoas e a sociedade, permitindo-me relacionar mais facilmente com elas. Muitos são os momentos marcantes que poderia lembrar sobre a minha passagem pela FESPSP. Destaco contudo, a oportunidade inesquecível de ter sido examinado por professores como Sérgio Buarque de Holanda e tantos outros expoentes da intelectualidade brasileira”.
     
    Gustavo Alvim, formado pelo curso de Sociologia e Política da FESPSP nos anos 60, atualmente é reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Tem Mestrado em Filosofia da Educação pela UNIMEP e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É também membro da Academia Piracicabana de Letras, do Instituto Histórico Geográfico de Piracicaba e do Clube dos Escritores de Piracicaba.

  • Adélia Franceschini

    "No curso de Sociologia e Política da FESPSP estudei com professores como Maurício Tratemberg, Gonçalves, Claúdio Arantes, Edgar (de Antropologia), Otávio da Costa Eduardo, Chasin dentre outros de cujos nomes não me lembro, apesar da grata satisfação de lembrá-los. Sobre a contribuição da formação na minha vida profissional, foi uma forte influência aprender com grandes pensadores que nos instrumentalizaram com o repertório científico de diferentes parâmetros, o que me possibilitou ter diferentes visões de mundo, condição básica para lidar com a pesquisa e para poder detectar opiniões e percepções diferenciadas. Resumo minha passagem pela FESPSP como a descoberta de um novo mundo”.
     
    Adélia Franceschini formou-se no curso de Sociologia e Política da FESPSP em 1975 e, a partir de então, iniciou carreira profissional na área de pesquisa social. Atuou também com pesquisa de mercado e mídia, tendo trabalhado no Grupo Estado, Abril e formado, há 15 anos, seu instituto de pesquisa, chamado Franceschini Análises de Mercado.

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!