Cursos Especiais

Cursos Especiais

"FAKE NEWS" e a verdade no jornalismo

< voltar
Os novos conceitos de "Fake News" e "Pós-Verdade" no jornalismo. Um problema da internet ou da mídia como um todo? A definição relativa dos termos, conforme as visões políticas e suas intenções. O problema histórico da precisão no jornalismo, no conflito permanente da isenção com o parcialismo. O desafio de converter os fatos em notícias, sem trair o que aconteceu. Distinção entre jornalismo informativo, interpretativo e opinativo, e a dissolução das fronteiras. As muitas formas possíveis de manipular a informação, para construir uma "verdade". O papel das redes sociais e das tecnologias digitais na propagação de notícias falsas. O impacto da "pós-verdade" na interação social, na política e na democracia. Como o público pode se proteger, num ambiente de mídia que mistura informação fidedigna com "fake news"? A experiência de profissionais tarimbados na produção e edição de notícias, e sua visão da imprensa atual.
 
clique para expandir
Currículos

Gabriel Priolli
Jornalista, diretor de televisão e professor, tem 45 anos de atividades em mídia eletrônica e impressa. Dirigiu, editou ou colaborou nos principais veículos brasileiros. Foi responsável pela programação, jornalismo e rede na TV Cultura de São Paulo, e assessor de conteúdo da TV Escola. Lecionou na PUC-SP, FAAP e FIAM, dirigiu a TV PUC e foi um dos articuladores da televisão universitária no país. Como consultor político, atuou em 19 campanhas eleitorais. Entre outros livros e artigos, publicou "O Campeão de Audiência", biografia de Walter Clark, e "A Deusa Ferida", estudo sobre a audiência da Rede Globo. Recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo (Informação Cultural) em 1988.

Paulo Henrique Amorim
Nasceu no Rio de Janeiro. Apresentador da Rede Record, o jornalista foi correspondente da Revista Veja e da Rede Globo, nos Estados Unidos. Ganhador do Prêmio Esso; no impresso trabalhou com editor-chefe do Jornal do Brasil e da Revista Exame. Pioneiro da Internet brasileira desde 1999, o jornalista passou pelo ZAZ, Terra, Uol e IG. Desde 2008, é responsável pelo Conversa Afiada, portal político e de referência no país no jornalismo digital.

 

 

Eleonora de Lucena
É  graduada em Jornalismo pela UFRGS. Trabalhou no jornal Folha de São Paulo. Foi editora-executiva do jornal, onde exerceu também funções de repórter, redatora, editora de economia e secretária de redação. Tem 59 anos e nasceu em Porto Alegre. Atuou na imprensa alternativa de oposição à ditadura militar. 

Luiz Carlos Azenha
Formado na Escola de Comunicações e Artes - ECA, na Universidade de São Paulo, é repórter desde 1972. Iniciou sua carreira na TV em 1980. Passou pela Globo, Manchete, SBT e hoje faz reportagens especiais para a TV Record. Foi correspondente internacional baseado em Nova York durante quase 20 anos e fez reportagens em 50 países. Nos Estados Unidos, colaborou com as redes CNN e CBC, do Canadá. Ganhou os prêmios Embratel, Herzog e Esso. Descontente com a falta de contextualização do noticiário, criou o site Viomundo no início dos anos 2000 para contar os bastidores de suas reportagens.

 

Inscrições encerradas Coordenação
Carga Horária 
16 horas/aulas
 
Data 
25 a 28 de setembro
 
Horário
Das 19h00 às 22h30
 
Docentes 
25/09: Gabriel Priolli
26/09: Paulo Henrique Amorim
27/09: Eleonora Lucena
28/09: Luiz Carlos Azenha
 
Duração 
4 aulas
 
Investimento 
R$ 666,00
 
Opções de pagamento:
À vista no boleto ou cartão de débito
ou 6x de R$111,00 no cartão de crédito.
 
Alunos FESPSP possuem 40% de desconto, Sócios Carta Capital 20%, Ex-alunos e instituições conveniadas 20%.
 
Veja nossa lista de convênios.

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Debates Contemporâneos
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Seminário FESPSP 2017
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!