Cursos de Extensão

Cursos de Extensão

O pensamento de Angela Davis

< voltar

Em Mulheres, raça e classe, Angela Davis faz um estudo elaborado sobre as condições da população negra nos Estados Unidos por um viés interseccional, ou seja, analisando como racismo, capitalismo e sexismo estruturam as relações gerando formas combinadas de opressão. Davis inicia o livro com o capítulo “O legado da escravidão: parâmetros para uma nova condição feminina” falando sobre o modo pelo qual a mulher negra escravizada era tratada de modo a ofuscar uma “condição feminina” já que elas eram forçadas a desempenhar o mesmo trabalho dos homens negros escravizados. 

É muito importante Davis iniciar sua análise pela escravidão porque a mão de obra escrava representava muito para a economia da época e mostra como o racismo é um elemento estruturante e deve ser tido como fundamental para uma análise profunda de sociedades com herança escravagista. Uma análise econômica deve passar necessariamente por essa questão pelo fato do racismo ser uma de suas bases de sustentação.

Davis é uma grande crítica do sistema judicial e tem realizado discussões acerca do abolicionismo penal justamente por entender sua relação com a escravidão e ser um mecanismo de encarceramento em massa da população negra. Levando em consideração que nos últimos anos aumentou significativamente o número de mulheres negras encarceradas tanto no Brasil como nos EUA, Davis evidencia o fato importante de também se pensar a categoria de gênero nessa equação. 

Em “A prisão como fronteira: uma conversa sobre gênero, globalização e punição”, Davis diz “[…] estamos reconceitualizando a relação entre o Complexo Industrial Carcerário e a globalização – desde uma discussão de como a prisão está sendo afetada pela globalização da economia (em que a prisão se encaixa na globalização) até a utilização da prisão como uma instituição histórica contingente que não só prognostica/pressagia a globalização, mas nos permite pensar hoje sobre as intersecções entre punição, gênero e raça, dentro e além das fronteiras dos Estados Unidos”.

Davis enfatiza a importância de se pensar as intersecções das opressões, como a combinação delas colocam grupos em situações de maior vulnerabilidade social e como agem de forma entrecruzada de forma que não é possível hierarquizá-las.

clique para expandir
Objetivos

Neste curso serão analisadas obras da filosofa Angela Davis sobre as condições da população negra dos Estados Unidos analisando como racismo, capitalismo e sexismo estruturam as relações gerando formas combinadas de opressão. Entre as obras que serão abordadas, o clássico "Mulheres, raça e classe", que permite a reflexão sobre o potencial revolucionário da autora a partir de um viés interseccional.  Além disso, serão selecionados artigos e entrevistas. Davi traz um potencial revolucionário, e debate sua obra é tarefa essencial para quem pensa um novo modelo de sociedade. 

Público Alvo

Pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino.

Conteúdo Selecionado
 

Clássicos da autora, assim como artigos e entrevistas.

Inscrições

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO
    ​
A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral.

Descontos e convênios: Alunos FESPSP possuem 40% de desconto; ex-alunos e instituições conveniadas, 15% de desconto.


REGRAS GERAIS

  • A matricula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso;
  • Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, a FESPSP tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou escolher outro curso. O crédito poderá ser utilizado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;
  • No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação será realizada através de email;
  • O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;
  • Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o certificado de conclusão de curso;
  • Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo email extensao@fespsp.org.br
Currículos
Djamila Ribeiro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos (2012). Atualmente é mestranda na Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia Política, com ênfase em teoria feminista, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, gênero e feminismo.

 

Inscrições encerradas Coordenação
Carga Horária
24 horas
 
Data
Início: 30 de Janeiro de 2017
Término: 04 de Fevereiro de 2017
 
Docente

Djamila Ribeiro

Duração
06 aulas
 
Horário
Segunda a Sexta, das 19h às 22h30 e no Sábado das 9h às 13h
 
Investimento
R$ 912,00
 
 
Opções de pagamento:
À vista no boleto ou cartão de débito 
 ou em até 6x de R$ 152,00 no cartão de crédito.
 
Alunos FESPSP possuem 40% de desconto. Ex-alunos e instituições conveniadas, 15% de desconto.
Veja nossa lista de convênios.

Mapa do site

FESPSP
Institucional
Biblioteca
Tecnologia
Pesquisa
Extensão
Eventos
FAQ
Estude na FESPSP
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
 
2ª via do boleto/cartão
Agência FESPSP
Artigos
Comunicado
Eventos
FESPSP na mídia
Notícias
Palestras
Publicações
Contato
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Localização
Ouvidoria

FESPSP nas redes sociais

FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Rua General Jardim, 522
Vila Buarque - São Paulo - SP

11 3123 7800

© Copyright 2014 - FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

by HKL

Dúvidas?

Nós ligamos para você!

Envie seus dados através do formulário abaixo e nossos atendentes entrarão em contato com você!