Cursos de Extensão

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Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico Raciais e o Multiculturalismo

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Tendo em vista que a Resolução nº 01 do Conselho Nacional de Educação, de 17 de julho de 2004, estabelece em seu Artigo 2º, §1º que a “[...] educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e a produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos para a pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns [...] ” (BRASIL, 2004, p.01), o curso estabelece o resgate histórico e sociológico do negro na Educação brasileira, primando pela desconstrução de estereótipos racistas, do mito da democracia racial e do branqueamento da população brasileira. Do mesmo modo, enfatiza a produção social da naturalização de hierarquias sociais, raciais e de gênero e o embate do movimento negro para a consolidação de políticas públicas afirmativas, principalmente no campo da Educação. Daí a consolidação do marco político e legal estabelecido pela lei nº 10639/03 (ampliada pela lei nº 11645/08) que torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, contribuindo dessa forma para a perspectiva de um exercício pedagógico e de cidadania a partir do ensino pautado no multiculturalismo, no reconhecimento da diversidade e na redistribuição da justiça social.

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Objetivos

A – Geral do semestre

Formar quadros profissionais capacitados para o enfrentamento e o questionamento de problemas cotidianos fundamentados na discriminação e racismo, do mesmo modo que promover a Educação das Relações Étnico-Raciais tanto para profissionais da educação quanto demais profissionais, conforme legislação específica que prima, inclusive, para a adequação de instituições de nível superior no que tange os dispositivos estabelecidos pelos Planos Nacionais de Educação no Brasil.

 

B – Geral do curso

Analisar o processo de formação histórico-cultural brasileiro e a produção de estereótipos como mecanismos de exclusão social e a necessidade de formação docente/humana capacitada para interferir em contextos de ensino-aprendizagem (ou no cotidiano de suas ações e atuações) tensionados pelas relações étnico-raciais e pela desigualdade racial e social ainda existente.

 

C – Específico (s)

  • Discutir a formação de um imaginário coletivo pautado pelas teorias raciais, democracia racial e branqueamento nacional que produziram a paulatina exclusão de negros de vários níveis educacionais.
  • Debater as legislações específicas para a educação das relações étnico-raciais e seu impacto político-social, bem como o papel do movimento negro em tal conquista.
  • Valorizar a formação docente e humana para a diversidade e as relações étnico-raciais como princípio fundamental para a promoção de uma sociedade justa, democrática e equânime.
Público Alvo

Pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino.

Conteúdo Selecionado
  • O negro e as teorias raciais do final do século XIX – a produção do imaginário coletivo à brasileira;
  • O negro na Educação brasileira – da racialização à democracia racial e ao branqueamento como paradigmas do desenvolvimento social, político e econômico;
  • A formação do “estigma” e produção da hierarquia racial – as desigualdades a partir da estereotipia;
  • O papel do movimento negro na consolidação dos direitos civis, sociais e humanos no Brasil – uma luta histórica;
  • Os marcos legais e políticos traçados pela Lei n.10639/03 no Brasil e a decolonialidade – Boaventura Sousa Santos e as novas epistemologias do Sul;
  • O multiculturalismo como perspectiva de reconhecimento da diversidade e redistribuição da justiça social – os debates de Nancy Fraser e a cidadania.

 

Processo Seletivo

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO
    ​
A inscrição não garante a efetuação da matrícula. A matrícula nos cursos somente será efetivada após o pagamento da primeira parcela ou do valor integral.

Descontos e convênios: Alunos FESPSP possuem 40% de desconto; ex-alunos e instituições conveniadas, 15% de desconto.


REGRAS GERAIS

  • A matricula somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso;
  • Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a realização do curso, a FESPSP tem o direito de cancelar a realização do mesmo. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade do aluno manter o valor pago como crédito para realizar o mesmo curso em nova data ou escolher outro curso. O crédito poderá ser utilizado pelo aluno no prazo máximo de 12 (doze) meses. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago;
  • No caso da ocorrência de cancelamento do curso por insuficiência de alunos, a comunicação será realizada através de email;
  • O não comparecimento do aluno às aulas não o exime do pagamento;
  • Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas, receberão o certificado de conclusão de curso;
  • Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo email extensao@fespsp.org.br
Inscrições encerradas Coordenação
Carga Horária
32 horas
 
Data
Início: 11 de Março de 2017
Término: 13 de Maio de2017
OBS: Não haverá aulas nos dias 15 e 22 de abril.
 
Docente
Lívia Maria Terra
 
Duração
8 aulas
 
Horário
Sábados, 13h00 às 17h00
 
Investimento
R$ 1445,76 - À vista 
 
 
Opções de pagamento:
Até 3x de R$ 481,92 no boleto ou 6x de R$240,96 no cartão de crédito.
 
Alunos FESPSP possuem 40% de desconto. Ex-alunos e instituições conveniadas, 15% de desconto.
Veja nossa lista de convênios.

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